• Carregando...

Recuperação

Campo de golfe vira imensa área para refugiados

Reuters

Desde o terremoto catastrófico da semana passada, o renomado Club Petionville, situado numa colina com vista para Porto Príncipe e o mar do Caribe, foi convertido no maior campo de desabrigados do Haiti (ao fundo, na foto ao lado). Cerca de 50 mil pessoas que perderam suas casas lotam o campo de golfe de nove buracos, e helicópteros aterrissam a cada meia hora, trazendo caixas de água e alimentos.

O Haiti é o país mais pobre das Américas, mas sua elite frequentava a elegante sede do clube de campo para jantar e conviver com empresários e diplomatas estrangeiros. Agora, o clube está sendo ocupado por comandantes da 82ª Divisão Aerotransportada das Forças Armadas norte-americanas.

O campo de golfe está recoberto de barracas improvisadas com lençóis e paus por pessoas que lotaram o terreno depois de o terremoto ter derrubado suas casas e os muros do estabelecimento. O clube, cujo nome é uma homenagem ao ex-presidente haitiano Alexandre Petition, sofreu poucos danos – com a exceção de algumas colunas quebradas.

Classe alta

A massa de barracas frágeis e a presença de milhares de pessoas deitadas sobre a grama cria a aparência de um campo de refugiados tradicional, mas um olhar mais de perto revela diferenças, possivelmente refletindo o meio social de mais alto nível das áreas que cercam o clube.

Muitos dos refugiados são pessoas que falam fluentemente três línguas: crioulo, francês e inglês.

Os ocupantes de duas ou três barracas tinham painéis solares do lado de fora, com os quais estavam carregando alguns telefones celulares.

Rony Florial normalmente é professor de tênis no clube. Agora está ajudando a organizar filas de refugiados, enquanto alguns soldados aproveitam para dormir um pouco nas quadras de tênis. Outros soldados aguardam em volta da piscina para seu próximo turno de serviço, reclinados em espreguiçadeiras, de uniforme completo, curtindo a vista espetacular da cidade e dos morros.

"Estamos fazendo tudo o que podemos para ajudar", disse Florial. "Os proprietários fecharam o clube e deixaram os americanos tomando conta. É para o bem da nação."

Mas líderes dos refugiados dizem que muitas de suas necessidades não estão sendo atendidas. Como o clube de golfe fica no alto de uma colina, a temperatura cai rapidamente à noite, e o frio já matou várias crianças.

Apesar da grande procura por crianças que ficaram órfãs após o terremoto da semana passada no Haiti– até mesmo no Brasil a embaixada do país teria recebido mais de 300 contatos de pessoas interessadas em uma delas – o Fun­­do das Nações Unidas para a In­­fância (Unicef) afirmou ontem que a adoção por famílias do exterior deve ser "o último recurso".

Quem procura a embaixada haitiana no Brasil é orientado a enviar e-mail com dados pessoais para que o processo seja encaminhado quando a situação estiver mais calma, "talvez dentro de 30 dias", disse ao portal de notícias G1 a secretária da Em­­baixada.

Em Porto Príncipe, o Unicef es­­tá tentando identificar e registrar crianças que vagam desacompanhadas pelas ruas caóticas, após a morte ou desaparecimento dos pais.

Os Estados Unidos delinearam procedimentos especiais para parte dos órfãos haitianos, como a permissão para entrada temporária de crianças órfãs do Haiti para que recebam tratamento, anunciada pela secre­­tária de Se­­gurança Interna dos EUA, Janet Napolitano, na se­­gun­­da-feira.

Órfãos que tenham ligação com os Estados Unidos – como familiares que já morem no país – estão dentre os que podem receber permissão especial para continuar em território norte-ame­­ricano.

A igreja católica de Miami tam­­bém elabora uma proposta pela qual seria permitida a entrada permanente de milhares de ór­­fãos em território norte-americano. Medida semelhante lançada em 1960, conhecida como Ope­­ração Pedro Pan, levou cerca de 14 mil crianças desacompanhadas de Cuba para os EUA.

Pelo novo plano, conhecido como "Pierre Pan", órfãos haitiano seriam primeiro levados para abrigos e então entregues a pais adotivos, disse Mary Ross Agosta, porta-voz da Arquidiocese de Mia­­mi. "Temos crianças que es­­tão desabrigadas e possivelmente sem pais e esta é a atitude mo­­ral e humana que devemos to­­mar", disse Agosta.

O Canadá também anunciou que aceleraria o processo de inscritos para imigração provenientes do Haiti que têm parentes ca­­nadenses. Haitianos temporariamente no Canadá terão permissão para estender a estada e casos de adoção pendentes terão prioridade.

Grupos de defesa internacionais tentam ajudar, ou apressando processo de adoção já em an­­damento, ou enviando pessoal que pode potencialmente evacuar milhares de órfãos para os Es­­tados Unidos e outros países.

Na segunda-feira, o governo holandês enviou um avião cheio de funcionários de imigração pa­­ra o Haiti. Eles vão tentar localizar e retirar do território haitiano 100 crianças que já estão sendo adotadas por holandeses.

A instituição Kids Alive Inter­­national, que gerencia orfanatos em todo o mundo, deve levar 50 órfãos haitianos para abrigos na República Dominicana, informou a organização em comunicado.

Tráfico

A porta-voz do Unicef, Véronique Taveau, explicou em entrevista coletiva que a agência teme o tráfico de crianças. "A posição do Uni­­cef sempre foi a de que, qualquer que seja a situação humanitária, a reunificação familiar deve ser favorecida", disse.

Se os pais morreram ou estão desaparecidos, devem ser feitos esforços para reunir a crian­­ça ao restante de sua família, incluindo avós, afirmou ela. Uma criança deve "per­­mane­­cer, na medida do possível, no seu país de nascimento". "O último recurso é a adoção interpaíses", afirmou Taveau.

Orfanatos

Antes do terremoto, 48 por- cento da população do Haiti tinha menos de 18 anos, de acordo com a agência. E o país já tinha uma grande quantidade de órfãos: 380 mil crianças vivendo em orfanatos ou ou­­tro tipo de abrigo.

Algumas das crianças perderam seu pais em desastres anteriores, dentre eles quatro tempestades tropicais e furacões que mataram cerca de 800 pessoas em 2008, grandes tempestades em 2005 e 2004, e enchentes que acontecem quase anualmente desde 2000. Outras foram abandonadas em meio ao longo conflito político no país caribenho, o que levou milhares de pessoas a buscar asilo nos Estados Uni­­dos – sem seus filhos – ou por pais que simplesmente são muito pobres para cuidar deles.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]