Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Espanha

Tribunal condena Garzón a 11 anos de suspensão

Juiz ficou famoso por abrir processos internacionais em casos de violação de direitos humanos

Imagem de arquivo mostra juiz espanhol Baltasar Garzón em seu primeiro dia de julgamento | AFP PHOTO / JAVIER SORIANO
Imagem de arquivo mostra juiz espanhol Baltasar Garzón em seu primeiro dia de julgamento (Foto: AFP PHOTO / JAVIER SORIANO)

O Tribunal Superior da Espanha informou que o juiz Baltasar Garzón, que ficou famoso por abrir processos internacionais em casos de violação de direitos humanos, foi condenado por ultrapassar sua jurisdição numa investigação de corrupção em território espanhol.

O tribunal disse em comunicado, divulgado nesta quinta-feira, que Garzón, de 56 anos, ficará impedido de atuar como juiz durante 11 anos.

Ele foi acusado de abuso de autoridade e de ter realizado escutas telefônicas ilegais das conversas entre os suspeitos e seus advogados durante a investigação de um caso de corrupção.

Garzón se tornou internacionalmente famoso quanto tentou extraditar o ex-ditador chileno Augusto Pinochet pela morte e tortura de cidadãos espanhóis. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.