Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
festa

Trípoli prepara festa para 40 anos de Kadafi no poder

De acordo com os organizadores, os seis dias de festa foram concebidos para dizer ao mundo que o país exportador de petróleo está aberto mais uma vez aos negócios

 |

Bandas militares, 400 dançarinos, aviões acrobáticos e fogos de artífcio devem eletrizar uma quente e sonolenta Trípoli a partir desta terça-feira, durante as celebrações pelos 40 anos de poder de Muammar Kadafi.

De acordo com os organizadores, os seis dias de festa foram concebidos para dizer ao mundo que o país exportador de petróleo está aberto mais uma vez aos negócios após anos de pesadas sanções.

Mas a controvérsia ainda ronda Kadafi. Estados Unidos e Grã-Bretanha estão nervosos com a "acolhida de herói" que Trípoli deu a um ex-agente líbio libertado pela Escócia no mês passado. Ele havia sido condenado à prisão perpétua por participar no atentado aéreo sobre a cidade de Lockerbie, que matou 270 pessoas.

Abdel Basset al-Megrahi, único condenado pela explosão de um avião da Pan Am em 1988, foi posto em liberdade por razões humanitárias, pois está com um câncer terminal.

A Líbia convidou dezenas de chefes-de-Estado do Ocidente, mas líderes europeus devem se ausentar, incluindo o italiano Silvio Berlusconi. Ele visitou a Líbia no domingo para marcar o primeiro aniversário de um acordo de amizade entre os países.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, deve comparecer, além de líderes africanos como Robert Mugabe, do Zimbábue, e Omar Hassan al-Bashir, do Sudão, que devem ir à cidade para uma cúpula da União Africana.

"A Líbia está aberta para o mundo --essa é a mensagem básica", disse Philippe Skaff, que dirige a equipe coordenadora do principal evento das celebrações. Ela inclui empresas da Grã-Bretanha e da França.

"Essa é a primeira vez que eles recebem de fato milhares de estrangeiros de braços abertos. Eles estão dando vistos para isso como nunca fizeram antes", disse.

A Líbia retirou o apoio a grupos revolucionários ao redor do mundo, e fez as pazes com Washington ao descartar um programa para a construção de armas nucleares e ao pagar compensações por explosões e outros ataques que o Ocidente lhe atribuiu responsabilidade.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.