Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Discovery

Tripulantes começam segunda caminhada espacial

Dois astronautas do ônibus espacial Discovery deixaram a nave nesta segunda-feira para a segunda caminhada da missão de doze dias de abastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), que orbita a 395 quilômetros de distância da Terra.

Piers Sellers e Mike Fossum vão trabalhar durante quase sete horas no espaço, com o objetivo de instalar um módulo de bombeamento para os sistemas ambientais da estação e reparar uma ferramente móvel que é essencial para o futuro da construção do complexo.

- Olhe esta terra lá embaixo - disse Sellers quando abriu a comporta e saiu da câmara da ISS. - É tão bonita - comentou.

As astronautas Lisa Nowak e Stephanie Wilson, a bordo do ônibus, ficaram encarregadas da operação do braço mecânico do Discovery, que serve como plataforma para que seus colegas se aproximem de diferentes pontos da estrutura espacial.

Enquanto isso, o russo Pavel Vinogradov e o americano Jeffrey Williams, que são tripulantes da ISS, continuam a transportar suprimentos para o módulo "Leonardo", ajudados pelo alemão Thomas Reiter, que permanecerá seis meses na estação.

Quando for concluída a transferência de quase 2,7 toneladas de alimentos, água, ar e outros suprimentes e equipamentos, será removido de "Leonardo" um volume equivalente de dejetos e experimentos científicos que se acumularam na ISS nos últimos três meses.

Ao fim da primeira caminhada da missão, no sábado, a agência espacial americana Nasa afirmou que o Discovery está em boas condições para o retorno à Terra, que acontecerá depois que o ônibus se desconectar da ISS na próxima sexta-feira.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.