Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
fronteira

Tropas dos EUA chegam em agosto à fronteira com o México

O governo promete mobilizar até 1.200 soldados da Guarda Nacional durante um ano, além de solicitar 600 milhões de dólares para contratar mil novos agentes de patrulha fronteiriça

Soldados mexicanos participam de cerimônia de graduação em base militar: tropas dos EUA chegarão em agosto à fronteira com o México, onde o governo luta contra os narcotraficantes |
Soldados mexicanos participam de cerimônia de graduação em base militar: tropas dos EUA chegarão em agosto à fronteira com o México, onde o governo luta contra os narcotraficantes (Foto: )

A Guarda Nacional dos Estados Unidos começará a se instalar em 1.º de agosto ao longo da fronteira com o México a fim de coibir a entrada de drogas, armas e imigrantes ilegais, disseram autoridades nesta segunda-feira.

O governo promete mobilizar até 1.200 soldados da Guarda Nacional durante um ano, além de solicitar 600 milhões de dólares para, entre outras coisas, contratar mil novos agentes de patrulha fronteiriça e sistemas não tripulados de detecção aérea.

Neste primeiro momento, além da Guarda Nacional a região receberá 300 agentes adicionais do serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras, além de helicópteros e outros equipamentos de vigilância.

"A fronteira está com mais recursos e está mais segura do que jamais esteve, mas o trabalho continua e o desafio permanece", disse Alan Bersin, comissário da agência de Alfândega e Proteção de Fronteiras.

A violência na região tem aumentado nos últimos anos, mas Bersin disse que a infiltração de imigrantes ilegais começou a declinar, enquanto as apreensões de drogas e armas cresceram.

A maior parte do contingente da Guarda Nacional --524 soldados-- ficará no Arizona, Estado que recentemente aprovou uma rígida legislação contra imigrantes ilegais. O governo local, que habitualmente se queixa da falta de segurança na fronteira, não comentou o envio de tropas.

Na quinta-feira, o governo federal irá à Justiça federal para tentar revogar a lei de imigração do Arizona, que determina que a polícia peça documentos de quem aparentar ser imigrante ilegal, regra que muitos consideram discriminatória.

O governo federal diz que a lei, que entrará em vigor no dia 29, é inconstitucional, por abranger assunto de jurisdição federal. Autoridades do Arizona dizem que a lei foi aprovada por causa da inação no âmbito federal.

A agência de Imigração e Fiscalização de Fronteiras também prometeu dar mais atenção ao Arizona, inclusive com a abertura de um escritório voltado para o combate a crimes transfronteiriços e o envio de mais advogados para processar criminosos que tenham cometido violações de leis imigratórias.

Bersin disse que os Estados Unidos continuam negociando com o México para usar aviões não tripulados na vigilância do lado mexicano da fronteira.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.