Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra comercial

Trump acusa Trudeau de usar tarifas para buscar a reeleição no Canadá

Presidente americano voltou a alfinetar premiê canadense nas redes sociais após conversa de ontem sobre tarifas (Foto: EFE/EPA/JIM LO SCALZO)

Ouça este conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a zombar nesta quinta-feira (6) do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, dizendo que ele está usando a questão das tarifas para fins eleitorais, apesar do canadense ter dito que não tem intenção de concorrer à reeleição.

“Acredite ou não, apesar do péssimo trabalho que ele fez pelo Canadá, acredito que Justin Trudeau está usando o problema das tarifas, que ele causou em grande parte, para se candidatar a primeiro-ministro novamente. É muito divertido de assistir!”, disse Trump em sua rede social, Truth Social.

Os dois mandatários conversaram por telefone ontem por 50 minutos. Após a ligação, Trump acusou Trudeau na rede social de usar a questão das tarifas “para permanecer no poder”.

Trudeau anunciou em 6 de janeiro sua intenção de renunciar após mais de nove anos no comando do governo, embora planeje continuar até que o governante Partido Liberal eleja seu novo líder, o que ocorrerá no domingo (9).

A próxima eleição geral no Canadá está marcada para outubro deste ano.

Na última terça, Trump iniciou uma guerra comercial com seus principais parceiros ao impor tarifas extras de 25% a México e Canadá, além de uma tarifa adicional de 10% à China, que se soma a outro imposto de 10% aplicado em 4 de fevereiro, elevando a tarifa sobre o gigante asiático para 20%.

O presidente americano está usando tarifas como forma de pressionar México e Canadá a tomarem mais medidas contra a imigração ilegal e o tráfico de fentanil.

As tarifas de Washington, no entanto, podem mudar. Ontem, a Casa Branca anunciou que estava adiando em um mês a imposição de tarifas de 25% ao setor automotivo de México e Canadá devido às potenciais consequências para os três maiores fabricantes americanos, General Motors, Ford e Stellantis.

Além disso, hoje, Trump suspendeu por um mês as tarifas aplicadas aos produtos do México.

O Canadá impôs tarifas retaliatórias aos EUA, enquanto o México anunciou que planejava fazer o mesmo no próximo domingo.

Trudeau afirmou hoje em uma entrevista coletiva que o Canadá não eliminará as tarifas impostas aos EUA até que Trump cancele completamente as que afetam seu país.

VEJA TAMBÉM:

Conteúdo editado por: Fábio Galão

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.