
Ouça este conteúdo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu nesta quarta-feira (5) adiar em um mês a aplicação de tarifas sobre automóveis importados do México e do Canadá.
Segundo a emissora americana CNN, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, confirmou a informação ao ler uma declaração de Trump a jornalistas na Casa Branca.
“Conversamos com as três grandes montadoras de automóveis. Vamos dar uma isenção de um mês para qualquer automóvel que passe pelo USMCA [o acordo comercial EUA-México-Canadá]”, disse o comunicado, em referência às montadoras Stellantis, Ford e General Motors.
“Ele [Trump] disse a elas que deveriam aderir, começar a investir, começar a se mudar, transferir a produção para os Estados Unidos da América, onde não pagarão tarifas. Esse é o objetivo final”, afirmou Leavitt.
“As tarifas recíprocas ainda entrarão em vigor em 2 de abril. Mas, a pedido das empresas associadas ao USMCA, o presidente está dando a elas uma isenção de um mês para que não fiquem em desvantagem econômica”, justificou.
Mais cedo, Trump havia conversado com o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, um diálogo que o gabinete do premiê descreveu como “construtivo”, apontando que os dois líderes podem se falar novamente ainda hoje.
Na terça-feira (4), entraram em vigor nos Estados Unidos tarifas extras de 25% sobre importações do Canadá e do México e de 10% sobre produtos da China (o mesmo índice já havia sido aplicado em fevereiro, ou seja, o acumulado ficou em 20%), medidas que fizeram os governos dos países afetados também anunciarem sobretaxas sobre importações dos EUA.
VEJA TAMBÉM:







