Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Proibido pela Constituição

Trump admite possibilidade de terceiro mandato nos EUA: “É cedo, mas há métodos”

Trump fala em buscar terceiro mandato nos EUA: “É cedo, mas há métodos”
O presidente dos EUA, Donald Trump (Foto: EFE/EPA/WILL OLIVER)

Ouça este conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu em entrevista por telefone à emissora NBC News neste domingo (30) a possibilidade de buscar um terceiro mandato na Casa Branca — algo atualmente proibido pela Constituição norte-americana. Em declarações diretas, Trump disse que há maneiras de tornar isso possível e ressaltou: “Não estou brincando”.

A Constituição dos EUA, por meio da 22ª Emenda, limita o cargo de presidente a dois mandatos. Ao ser questionado sobre a chance de permanecer mais tempo no poder, Trump indicou que o tema está em discussão entre seus aliados.

“Muita gente quer que eu faça isso”, afirmou. “Mas, quero dizer, basicamente digo a eles que ainda temos um longo caminho a percorrer, sabe, ainda é muito cedo no governo”, ressaltou.

Trump também destacou que sua prioridade atual é focar na administração em curso. “Estou focado no presente”, declarou.

Ao ser perguntado durante a entrevista se gostaria de um terceiro mandato, o republicano respondeu de forma sucinta: “Gosto de trabalhar”.

A fala mais direta sobre a possibilidade veio em seguida, quando o jornalista da NBC pediu que ele esclarecesse se estava falando sério. “Não estou brincando”, confirmou Trump. “Mas não estou... é muito cedo para pensar nisso”, disse.

Durante a conversa, a NBC perguntou se o presidente já teria recebido propostas formais sobre meios de disputar um terceiro mandato. Trump foi enigmático, mas confirmou que “existem métodos pelos quais seria possível”.

Quando solicitado a citar um exemplo, mencionou uma hipótese envolvendo seu vice. “Essa é uma”, disse, referindo-se à ideia de que o atual vice-presidente J.D. Vance se lançasse candidato em 2028 e depois renunciasse em favor de Trump, que seria seu vice numa eventual campanha. “Mas há outros também”, completou, sem revelar quais seriam. Quando instado a dar outro exemplo, respondeu apenas: “Não”.

A estrutura constitucional dos Estados Unidos impõe um caminho difícil para mudanças nesse sentido. Alterar a 22ª Emenda da Constituição exigiria a aprovação de dois terços do Congresso, algo que os republicanos ainda não tem, ou a convocação de uma convenção constitucional com apoio de dois terços dos estados americanos — processo que ainda teria de ser ratificado por três quartos dos estados.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.