Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Oriente Médio

Trump afirma que não vai deixar Israel anexar a Cisjordânia

Presidente americano afirmou que “já chega, é hora de parar”, em referência aos assentamentos israelenses na Cisjordânia (Foto: YURI GRIPAS/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (25) que não permitirá que Israel anexe a Cisjordânia, porque considerou que “já chega”. Ele afirmou ter conversado por telefone hoje com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

Quando questionado em um evento na Casa Branca sobre o que disse esta semana a líderes de países muçulmanos e ao presidente francês, Emmanuel Macron, a quem teria garantido que não permitiria que Israel continuasse colonizando territórios em direção ao rio Jordão, Trump confirmou de forma taxativa: “Isso não vai acontecer”.

“Não, não permitirei. Não vai acontecer”, explicou o presidente dos EUA, que, quando questionado se havia conversado sobre o assunto com Netanyahu, respondeu: “Sim, mas não permitirei”.

“Quer eu tenha falado com ele ou não — e falei —, não permitirei que Israel anexe a Cisjordânia. Já chega. É hora de parar”, acrescentou o republicano, que deve se encontrar com Netanyahu na Casa Branca na próxima segunda-feira (29).

Trump se opôs ao reconhecimento de um Estado palestino, ao qual dez países aderiram nos últimos dias, coincidindo com a 80ª Assembleia Geral da ONU, elevando o total para 157 dos 193 Estados com presença nas Nações Unidas.

Amanhã, será a vez de Netanyahu falar na Assembleia Geral. Atualmente, a ocupação da Cisjordânia é considerada ilegal pela Corte Internacional de Justiça (CIJ).

Em reunião mais cedo com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, Trump insistiu mais uma vez que, para o fim da guerra em Gaza, o grupo terrorista Hamas deve entregar os reféns israelenses, vivos e mortos, que ainda permanecem em suas mãos desde 7 de outubro de 2023.

VEJA TAMBÉM:

Conteúdo editado por: Fábio Galão

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.