Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Após anúncio de tarifas

Trump afirma que teve conversa “produtiva” com premiê do Canadá

Trump disse que pretende se encontrar com Mark Carney após eleição no Canadá, mas não esclareceu se ambos conversaram sobre tarifas (Foto: EFE/EPA/Chris Kleponis/POOL)

Ouça este conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (28) que teve uma conversa por telefone “extremamente produtiva” com o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, com quem disse concordar em “muitas coisas”, e assegurou que se reunirão depois das eleições canadenses, marcadas para 28 de abril.

“Foi uma ligação extremamente produtiva. Concordamos em muitas coisas e nos reuniremos imediatamente depois das próximas eleições canadenses para trabalhar em questões de política, negócios e outros fatores que serão benéficos para os Estados Unidos e o Canadá”, escreveu Trump em sua rede social, a Truth Social.

Trump não deu detalhes sobre se chegou a um acordo com Carney sobre as tarifas de 25% que planeja impor na semana que vem sobre todos os automóveis exportados para os Estados Unidos, o que pode prejudicar particularmente a indústria automobilística canadense.

Esta foi a primeira conversa entre os dois líderes desde que Carney substituiu Justin Trudeau como primeiro-ministro em 14 de março.

Na quinta-feira, Carney já havia anunciado em uma entrevista coletiva que planejava falar com Trump “em breve”, dentro das próximas 24 ou 48 horas.

Na quarta-feira, o presidente dos EUA assinou uma ordem executiva impondo uma tarifa de 25% sobre automóveis importados, que entrará em vigor à meia-noite de 3 de abril.

A Casa Branca assegura que essa medida impulsionará a produção nacional, embora também possa levar a preços mais altos para os consumidores americanos e prejudicar as principais montadoras dos EUA que dependem de cadeias de suprimentos globais.

Para tentar amenizar o impacto na indústria automobilística dos EUA, Trump decidiu isentar temporariamente as peças automotivas fabricadas no México e no Canadá das tarifas de 25%.

Carney, que concorrerá para se manter no cargo nas eleições canadenses de 28 de abril, prometeu que seu país retaliará se Trump prosseguir com a imposição de tarifas na próxima semana.

Desde que chegou à Casa Branca em 20 de janeiro, Trump adotou um tom combativo em relação ao Canadá, chegando a afirmar que o país vizinho deveria se tornar o 51º estado dos Estados Unidos.

Essa postura gerou uma onda de oposição no Canadá, com iniciativas para promover o consumo de produtos nacionais e defender a soberania do país.

VEJA TAMBÉM:

Conteúdo editado por: Fábio Galão

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.