• Carregando...
donald-trump
O presidente americano Donald Trump em evento no Lago Okeechobee, na Flórida. Trump ameaçou fechar a fronteira sul se o México não impedir a passagem de imigrantes. Foto: Nicholas Kamm / AFP| Foto:

O presidente americano Donald Trump disse nesta sexta-feira (29) que na próxima semana fechará a fronteira sul, ou pelo menos grandes partes dela, se o México não suspender a imigração ilegal para os Estados Unidos, repetindo uma ameaça que ele já fez antes, mas nunca com um cronograma específico.

Em uma série de tuítes e depois durante uma entrevista a repórteres, Trump não especificou exatamente o que um fechamento de fronteira implicaria, mas disse que poderia envolver a interrupção de todo o comércio entre os dois países – uma perspectiva que teria profundas ramificações para a economia dos EUA.

Trump culpou o México por um fluxo crescente de "ilegais" que entram nos Estados Unidos e citou duas grandes caravanas de migrantes que se dirigiam para a fronteira dos EUA.

"Se eles não os detiverem, vamos fechar a fronteira", disse Trump em um evento na Flórida. "Vamos fechá-la. E vamos mantê-la fechada por um longo tempo. Eu não estou jogando. O México tem que parar isso."

Sua advertência repetiu a ameaça que Trump já havia feito pelo Twitter no início do dia, de que estaria "fechando a fronteira, ou grandes seções da fronteira" se a situação não melhorasse.

Os comentários de Trump foram feitos dois dias depois de o principal funcionário da fronteira do país ter alertado que o sistema de imigração dos Estados Unidos está "no limite" e que as autoridades estão tendo que liberar migrantes para o país depois de verificações de antecedentes por causa do grande número de famílias com crianças buscando asilo.

Kevin McAleenan, comissário de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA, disse que pela primeira vez em mais de uma década, sua agência está "relutantemente" realizando liberações diretas de migrantes, o que significa que eles não são entregues ao Serviço de Imigração e Fronteira, não são detidos, não recebem tornozeleiras para rastrear seus movimentos, e eles são autorizados a sair com apenas um aviso para comparecer em tribunal em uma data posterior.

Consequências

O fechamento da fronteira teria inúmeras complicações, inclusive iria impedir os cidadãos dos EUA de tentar entrar novamente no país a partir do México.

Fechar o acesso a estrangeiros com vistos de viagem atrairia o mesmo tipo de escrutínio legal que a proibição de Trump contra pessoas vindas de certos países de maioria muçulmana para os EUA.

E se Trump fechasse o comércio entre o México e os Estados Unidos, ele atrairia a ira dos fabricantes americanos que dependem de produtos fabricados no México.

Trump fez uma ameaça semelhante na manhã de quinta-feira sobre fechar a fronteira, dizendo que o México "só fala e não faz nada", mas não faz parecer que uma ação fosse iminente. "Posso fechar a fronteira sul!", ele então escreveu.

Em um comício em Grand Rapids, Michigan, na noite de quinta-feira, Trump voltou ao assunto, dizendo que se o México não impedir os imigrantes de tentar entrar nos Estados Unidos, "fecharemos a maldita fronteira".

Trump alegou que o México estava roubando o negócio de automóveis do Estado e disse à multidão que se ele fechasse a fronteira então "significa que você vai fazer mais carros aqui nos bons e velhos EUA".

Trump ameaçou fechar a fronteira antes, mas não seguiu adiante.

Em novembro, no calor de uma batalha com o Congresso sobre o financiamento para o seu prometido muro na fronteira, Trump escreveu no Twitter "vamos fechar a Fronteira permanentemente se for necessário".

Trump desde então declarou uma emergência nacional na fronteira como uma maneira de gastar mais em barreiras do que o Congresso autorizou.

Em seus tuítes na sexta-feira, Trump também mirou os democratas no Congresso, dizendo que eles "nos deram as leis de imigração mais fracas do que em qualquer lugar do mundo".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]