Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conflito no leste europeu

Trump ameaça Rússia com novas sanções em “larga escala”

O presidente dos EUA, Donald Trump, tem mantido conversas com a Ucrânia e a Rússia para tentar alcançar um fim para a guerra (Foto: EFE/EPA/CHRIS KLEPONIS/POOL)

Ouça este conteúdo

O presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou nesta sexta-feira (7) impor sanções "em larga escala" contra a Rússia até que um acordo de paz seja alcançado por considerar que Moscou está "esmagando a Ucrânia na frente de batalha".

"Considerando que a Rússia está esmagando a Ucrânia na frente de batalha neste momento, estou pensando seriamente em impor sanções bancárias em larga escala, penalidades e tarifas à Rússia até que um cessar-fogo e um acordo de paz sejam alcançados", escreveu Trump em uma mensagem na Truth Social, sua rede social própria.

O presidente dos EUA voltou a insistir que Kiev e Moscou "se sentem à mesa de negociações agora, antes que seja tarde demais".

Trump não detalhou quais medidas planeja impor contra Moscou, já que desde o início da invasão Washington vem aplicando sanções massivas e o comércio entre os dois países está em níveis mínimos, com apenas US$ 3,5 bilhões em 2024.

Os EUA, um importante aliado de Kiev desde o início da guerra, mudaram sua estratégia desde que Trump chegou ao poder, suspendendo a entrega de equipamentos militares e a troca de informações de inteligência com a Ucrânia, após um desentendimento ao vivo entre Volodymyr Zelensky e Trump, na Casa Branca, há uma semana.

VEJA TAMBÉM:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros