Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrevista

Trump anuncia expansão das operações contra cartéis por terra

O presidente dos EUA, Donald Trump, autorizou operação que removeu o ditador Nicolás Maduro do poder na Venezuela. Agora, ele mira outros países onde os cartéis de drogas atuam (Foto: EFE/EPA/Doug Mills)

Ouça este conteúdo

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou em entrevista à Fox News na noite de quinta-feira (8) que expandirá as operações contra cartéis de drogas após a captura do então ditador da Venezuela, Nicolás Maduro.

"Eliminamos 97% das drogas que entram por via marítima e agora vamos começar a atacar por terra", disse Trump, citando o México que, segundo ele, está sendo governado pelo crime organizado.

"Os cartéis estão governando o México. É muito, muito triste ver e perceber o que aconteceu naquele país. Mas os cartéis o estão governando e estão matando de 250 mil a 300 mil pessoas em nosso país todos os anos", disse.

Trump deu novos detalhes da operação que resultou na captura de Maduro. "A casa de Maduro ficava no meio de um forte, com milhares de pessoas e soldados", explicou Trump. "E nós entramos bem no meio de um forte. Quem imaginaria que seria possível fazer isso sem perder ninguém? Mas eles tinham tudo tão bem planejado, o General 'Razin Caine' e Pete Hegseth foram fantásticos", declarou.

O líder republicano também fez menção ao número de militares cubanos mortos na operação. "Nem quero dizer quantos, mas foram dizimados", afirmou ao apresentador da Fox News Sean Hannity.

Desde o início de seu segundo mandato, Trump tem afirmado que combaterá com força total o tráfico de drogas, especialmente o de fentanil procedente do México, e se ofereceu para enviar o Exército americano para atacar o narcotráfico.

No entanto, a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, recusou as propostas argumentando que o México é um país soberano e que seu Executivo aposta em uma "solução pacífica".

Trump e seu governo têm insistido nos últimos meses que Washington não hesitará em usar seu poderio militar para defender a Segurança nacional, a qual considera ameaçada pelos cartéis mexicanos e de outros países, como a Colômbia.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.