Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Acordo com Modi

Trump anuncia que Índia vai trocar petróleo da Rússia por fornecimento dos EUA e da Venezuela

trump india
O presidente dos EUA, Donald Trump, e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, durante encontro na Casa Branca no ano passado. (Foto: WILL OLIVER/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (2), em publicação na rede Truth Social, que a Índia deixará de comprar petróleo da Rússia e ampliará a importação da commodity dos Estados Unidos e da Venezuela, após conversa telefônica com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

No post, o presidente americano afirmou que Modi “concordou em parar de comprar petróleo russo e comprar muito mais dos Estados Unidos e, potencialmente, da Venezuela”. Segundo Trump, a mudança “ajudará a pôr fim à guerra na Ucrânia”.

Trump também anunciou na publicação a entrada em vigor de um novo acordo comercial com a Índia. Segundo o líder da Casa Branca, Washington reduzirá as chamadas tarifas recíprocas aplicadas a produtos indianos de 25% para 18%, decisão tomada “por amizade e respeito” a Modi e “a seu pedido”.

Ainda segundo Trump, o governo indiano trabalhará para “reduzir a zero as barreiras tarifárias e não tarifárias impostas a produtos americanos”. O presidente também afirmou que Modi se comprometeu a aumentar as importações de bens dos Estados Unidos e investir mais de US$ 500 bilhões em energia, tecnologia, produtos agrícolas, carvão e outros setores.

Trump elogiou o primeiro-ministro indiano, a quem chamou de um de seus “melhores amigos” e de um “líder poderoso e respeitado”, afirmando que a relação entre os dois países ficará “ainda mais forte com o novo acordo”.

Neste final de semana, Trump já havia declarado que a Índia começaria a comprar petróleo da Venezuela, cujo setor petrolífero foi liberalizado após a captura do ditador Nicolás Maduro por forças dos Estados Unidos, em 3 de janeiro. Na ocasião, Trump afirmou que a medida serviria para que Nova Délhi deixasse de adquirir petróleo do Irã.

A Índia é um dos maiores compradores de petróleo russo, fator que levou Washington a impor tarifas secundárias de 25%. Na semana passada, Modi conversou por telefone com a líder interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, e ambos concordaram em “aprofundar a cooperação energética”.

Modi confirmou e comemorou nesta tarde a redução das tarifas americanas para 18% em publicação na rede social X, mas evitou corroborar a parte central do anúncio feito por Trump sobre um compromisso imediato para interromper as compras de petróleo russo.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.