• Carregando...
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em entrevista coletiva diária na Casa Branca nesta segunda-feira (27)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em entrevista coletiva diária na Casa Branca nesta segunda-feira (27)| Foto: MANDEL NGAN / AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentou nesta segunda-feira, 27, um novo plano de testes para Covid-19 no país em parceria com o setor privado. Na coletiva de imprensa diária realizada na Casa Branca, o republicano disse que há capacidade suficiente de testagem para a reabertura econômica.

"Continuamos a ver sinais encorajadores de progresso" no combate ao coronavírus, afirmou Trump. Para o presidente, todas as regiões do país estão "em boa forma" na luta contra a Covid-19. "As coisas estão indo bem", acrescentou.

Segundo Trump, o país já realizou mais de 5,4 milhões de testes para coronavírus. "Poderemos triplicar o volume" afirmou Richard Ashworth, CEO da Walgreens, segunda maior rede operadora de farmácias dos EUA. O empresário participou da coletiva de imprensa.

CEO da Kroger, empresa de varejo americana, Rodney McMullen disse na coletiva que a companhia realizará testes para Covid-19 em 12 estados americanos a partir da próxima semana - atualmente esses testes são feitos em 6 estados.

"Queremos abrir nosso país e os testes não serão um problema", declarou Trump. De acordo com documento divulgado pela Casa Branca, o novo plano de testagem terá foco na identificação de "quaisquer novos casos ou pontos de foco de Covid-19 entre indivíduos sintomáticos e assintomáticos".

Os Estados Unidos são de longe o país mais atingido pela pandemia do novo coronavírus atualmente. Segundo a Universidade Johns Hopkins, mais de 55.900 pessoas já morreram da infecção e mais de 985 mil casos da doença foram confirmados nos EUA.

Eleiçõs e rumores sobre Kim Jong-un

Perguntado na entrevista coletiva se tinha informações sobre o estado de saúde do ditador norte-coreano Kim Jong-un, que tem sido alvo de rumores recentes, Trump disse: "Não posso dizer exatamente. Sim, eu tenho uma boa ideia mas não posso falar sobre isso agora".

Trump assegurou que não considera uma mudança na data das eleições presidenciais americanas, programadas para 3 de novembro deste ano. "Eu nunca pensei em mudar a data da eleição. 3 de novembro. Bom número", disse o republicano aos jornalistas.

O presidente americano não pode unilateralmente alterar a data das eleições de novembro, já que ela foi estabelecida por lei pelo estatuto federal e o Congresso teria que aprovar a mudança, informou a CNN.

Trump disse ainda que não tem responsabilidade sobre o aumento de casos de infecção por desinfetante após ele ter especulado publicamente sobre a possibilidade de usar desinfetantes no corpo humano para curar infecção por coronavírus - levando médicos e especialistas a alertarem sobre os graves riscos de ingestão da substância.

Quando perguntado sobre o aumento das intoxicações, Trump disse: "Não posso imaginar por quê". Ele disse ainda "não, não tenho", quando perguntado se tem responsabilidade sobre esses números.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]