Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Segurança nacional

Trump assina ordem para desenvolver escudo antimísseis inspirado no “Domo de Ferro”

Trump retira os EUA da Organização Mundial da Saúde: "Nos enganou"
O presidente Donald Trump no Salão Oval da Casa Branca (Foto: EFE/EPA/JIM LO SCALZO)

Ouça este conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma nova ordem executiva nesta segunda-feira (27) cujo objetivo é o desenvolvimento de um escudo de defesa antimísseis batizado de "Domo de Ferro americano", projeto inspirado no sistema de mesmo nome de Israel, utilizado desde 2011 para interceptar milhares de foguetes que tentam entrar no território.

Trump assinou essa e outras ordens a bordo do Força Aérea Um, segundo disse o secretário de gabinete da Casa Branca, Will Scharf, aos repórteres.

"A primeira é uma ordem executiva que reintegra os membros das Forças Armadas que foram dispensados ​​ou forçados a se afastar devido a mandatos de vacinas. O segundo item foi uma ordem executiva que estabelece um processo para desenvolver o que chamamos de Cúpula de Ferro americana; um escudo de defesa antimísseis abrangente para defender a pátria americana", afirmou Scharf.

Além desses pontos, Trump assinou uma proclamação em memória do 80º aniversário da libertação de Auschwitz, nesta segunda-feira, reafirmando seu compromisso com a memória histórica e a luta contra o antissemitismo.

No mesmo dia, uma decisão da nova administração gerou preocupação e confusão entre funcionários federais: a Casa Branca ordenou que departamentos executivos e agências suspendessem amplamente subsídios federais, empréstimos e outros programas de assistência financeira.

Essa interrupção será válida até que uma revisão seja realizada pelo governo Trump, de acordo com um memorando revisado pelo Wall Street Journal (WSJ). No entanto, não ficou claro se todos ou apenas alguns benefícios foram cortados temporariamente.

Segundo o WSJ, o memorando diz que as agências “devem cortar temporariamente todas as atividades relacionadas à obrigação ou desembolso de toda a assistência financeira federal e outras atividades relevantes da agência que podem estar implicadas pelas ordens executivas, incluindo, mas não se limitando à assistência financeira para ajuda externa, organizações não governamentais, DEI, ideologia woke e o novo acordo verde”. Segundo o documento, a pausa temporária entra em vigor nesta terça-feira (28).

O recém-nomeado Secretário da Defesa, Pete Hegseth, rapidamente concordou em implementar as ordens presidenciais “sem demora e sem exceção”. Sua nomeação foi aprovada pelo Senado na última sexta-feira por uma votação apertada.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.