
Ouça este conteúdo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta terça-feira (8) na Casa Branca quatro ordens executivas para aumentar a produção de energia a carvão no país.
De acordo com o site Politico, as ordens incluem medidas como a abertura de terras públicas para exploração de carvão; uso desse tipo de combustível para abastecer data centers de inteligência artificial; e acelerar financiamento e licenças para produção carbonífera, por meio da remoção de barreiras da gestão Joe Biden (2021-2025).
“Estamos trazendo de volta uma indústria que foi abandonada apesar do fato de ser praticamente a melhor em termos de energia — energia real”, disse Trump na Casa Branca. “Estamos acabando com a guerra de Joe Biden contra o belo carvão limpo de uma vez por todas.”
Na cerimônia de assinatura das ordens executivas, Trump tinha atrás de si trabalhadores do setor de carvão trajando equipamentos de segurança.
“De agora em diante, garantiremos que as usinas a carvão criticamente necessárias à nossa nação permaneçam ativas e totalmente operacionais. Elas sempre estarão operando”, disse Trump.
“E, novamente, teremos garantias de que o governo não poderá fechá-las — fechá-las e destruir suas vidas”, afirmou o republicano, que prometeu fomento a um setor extremamente criticado por ambientalistas e que perdeu muita participação na matriz energética americana nas últimas décadas.
Segundo a Administração de Informação sobre Energia (EIA, na sigla em inglês), a produção de carvão nos Estados Unidos atingiu em 2023 menos da metade da registrada em 2008.
VEJA TAMBÉM:







