Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Presidente dos EUA

Trump chama de “lunático da esquerda radical” juiz que tentou barrar deportação de imigrantes

Trump chama de "lunático da esquerda radical" juiz que tentou barrar deportação de imigrantes
O presidente dos EUA, Donald Trump (Foto: EFE/EPA/CHRIS KLEPONIS/POOL)

Ouça este conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou nesta terça-feira (18) o juiz que ordenou a suspensão da recente deportação de mais de 200 venezuelanos para El Salvador de "lunático da esquerda radical" e pediu sua destituição, afirmando que seu governo está simplesmente seguindo o mandato dos eleitores que o elegeram em novembro.

"Este juiz lunático da esquerda radical, encrenqueiro e agitador que foi tristemente nomeado pelo (ex-presidente dos EUA) Barack Hussein Obama não foi eleito presidente. Ele não GANHOU o VOTO POPULAR (por muito!), ele não GANHOU OS SETE SWING STATES (estados-pêndulo), ele não GANHOU 2.750 a 525 condados, ele NÃO GANHOU NADA!", escreveu Trump em sua rede social, a Truth Social.

Os comentários do presidente americano foram feitos após o juiz federal James Boasberg, do Distrito de Columbia, emitir uma ordem no último sábado (15) interrompendo o envio, no mesmo dia, para El Salvador de mais de 200 venezuelanos acusados pelo governo Trump de fazerem parte do grupo criminoso Tren de Aragua, após a Casa Branca invocar a Lei de Inimigos Estrangeiros.

Esta lei, que remonta a 1798, só foi usada três vezes na história: durante a Guerra de 1812 contra as tropas britânicas e durante as duas Guerras Mundiais.

A decisão de Boasberg não impediu que os três aviões que transportavam os venezuelanos deportados — um dos quais nem havia decolado quando o juiz emitiu sua ordem verbal e escrita de devolução dos detidos ao solo americano — pousassem em El Salvador.

"EU GANHEI POR MUITOS MOTIVOS, EM UM MANDATO ESMAGADOR, MAS A LUTA CONTRA A IMIGRAÇÃO ILEGAL PODE TER SIDO O PRINCIPAL MOTIVO PARA ESTA VITÓRIA HISTÓRICA. Estou simplesmente fazendo o que os ELEITORES queriam que eu fizesse", continuou Trump em sua mensagem.

"Este juiz, como muitos dos juízes corruptos perante os quais sou forçado a comparecer, deveria ser destituído! NÃO QUEREMOS CRIMINOSOS AGRESSIVOS, VIOLENTOS E DEMENTES, MUITOS DELES ASSASSINOS TRANSTORNADOS, EM NOSSO PAÍS! VAMOS TORNAR A AMÉRICA GRANDE NOVAMENTE!!!", conclui a mensagem.

Nesta segunda-feira (17), o Departamento de Justiça americano pediu a um tribunal de apelações que retire o juiz Boasberg do caso sobre as deportações, alegando um "exercício inapropriado de jurisdição".

Também nesta segunda, um procurador-geral adjunto argumentou perante o próprio Boasberg que ele não tem autoridade para ditar a política de imigração do atual governo.

Um dos advogados que representam cinco dos venezuelanos deportados advertiu sobre a "crise constitucional" que o caso representa, enquanto vários membros do governo Trump insistem em condenar publicamente os juízes que bloqueiam as medidas do governo, questionando a separação de poderes nos EUA.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.