Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Estados Unidos

Trump comemora decisões favoráveis ao governo na Suprema Corte: “semana de vitórias”

O presidente dos EUA, Donald Trump, discursa durante uma coletiva de imprensa na sala de imprensa da Casa Branca (Foto: EFE/EPA/SHAWN THEW)

Ouça este conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comemorou em coletiva de imprensa na Casa Branca as decisões proferidas pela Suprema Corte nesta sexta-feira (27), dizendo que poderá avançar com suas políticas.

“Graças a esta decisão, provavelmente podemos agora dar entrada no processo para prosseguir com essas inúmeras políticas e aquelas que foram indevidamente proibidas em todo o país, incluindo a cidadania por direito de nascimento, o fim do financiamento de cidades santuários, a suspensão do reassentamento de refugiados, o congelamento de financiamentos desnecessários, a proibição de contribuintes federais pagarem por cirurgias transgênero e inúmeras outras prioridades do povo americano. Temos tantas delas. Eu tenho uma lista completa”, declarou.

O presidente discursou para a imprensa acompanhado da procuradora-geral, Pam Bondi, e do procurador-geral adjunto, Todd Blanche. Segundo Trump, o dia foi marcado por uma "vitória para a Constituição, a separação de poderes e o Estado de Direito".

O líder da Casa Branca elogiou o posicionamento da juíza da Suprema Corte Amy Coney Barrett dizendo que tem "um grande respeito por ela" e a decisão foi "brilhantemente escrita" nesta sexta-feira.

Trump estendeu os elogios aos demais juízes que apoiaram a decisão majoritária de 6 votos contra 3 de magistrados liberais. “Quero agradecer à juíza Barrett, que escreveu o parecer de forma brilhante, bem como ao presidente da Suprema Corte, Roberts, e aos juízes Alito, Gorsuch, Kavanaugh e Thomas — ótimas pessoas”.

Trump também comemorou outra decisão importante da Suprema Corte relacionada à liberdade religiosa de estudantes em Maryland. "Tremenda vitória para os pais", afirmou o presidente depois que o tribunal superior apoiou um pedido para que alunos de escolas públicas do estado pudessem se retirar de aulas com uso de livros sobre diversidade.

“Acho que é uma ótima decisão para os pais. É realmente uma decisão para os pais. Eles perderam o controle das escolas, perderam o controle dos seus filhos, e esta é uma tremenda vitória para os pais. E não estou surpreso com isso, mas estou surpreso que tenha chegado tão longe”, disse Trump.

Antes de encerrar a coletiva, o presidente comemorou mais uma vez os ganhos de seu governo nesta semana. "Tivemos uma semana incrível. Tivemos muitas vitórias esta semana", disse.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.