
Ouça este conteúdo
O presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou nesta segunda-feira (31) que a primeira viagem internacional de seu segundo mandato será à Arábia Saudita e que a viagem acontecerá em maio ou “um pouco mais tarde”.
“Pode ser no próximo mês. Pode ser em maio, talvez um pouco mais tarde”, disse Trump a jornalistas no Salão Oval da Casa Branca, onde revelou que fará "provavelmente paradas nos Emirados Árabes Unidos e no Catar".
“Tenho um relacionamento muito bom com o Oriente Médio (...) Tenho um relacionamento muito bom com o rei (Salman bin Abdulaziz Al Saud) e o príncipe herdeiro Mohammad (bin Salman)”, disse Trump para justificar por que ele novamente romperá com a tradição que faz com que os líderes dos EUA visitem primeiro o Reino Unido ou se reúnam com líderes de países vizinhos, como Canadá e México.
“Da última vez, eu os coloquei em primeiro lugar na lista porque eles concordaram em comprar US$ 450 bilhões em produtos americanos; militares e outros tipos de materiais (...) Um país muito rico”, disse Trump, que afirmou que nesta ocasião os sauditas mostraram a intenção de gastar "centenas de bilhões de dólares" para criar empregos nos EUA.
Trump também afirmou que a viagem à Arábia Saudita fará parte de um tour pela Península Arábica, embora não tenha mencionado se aproveitará a oportunidade para se reunir com o ditador da Rússia, Vladimir Putin, para concluir um acordo de paz na Ucrânia.
Durante seu primeiro mandato (2017-2021), Trump também teve como destino de sua primeira viagem ao exterior a Arábia Saudita, em um tour que incluiu paradas em Israel, Cisjordânia, Vaticano, Itália e Bélgica.
Conteúdo editado por: Isabella de Paula



