Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra em Gaza

Trump dá prazo de quatro dias para Hamas dar resposta a plano de paz

Presidente americano disse que se o Hamas não concordar com o plano, será um “fim muito triste” (Foto: FRANCIS CHUNG/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu nesta terça-feira (30) um prazo de “três ou quatro dias” para que o grupo terrorista Hamas dê uma resposta a um plano apresentado ontem para encerrar a guerra com Israel na Faixa de Gaza, que já dura quase dois anos.

“Vamos dar [um prazo de] três ou quatro dias. Vamos ver como será. Todos os países árabes aderiram [ao plano]. Os países muçulmanos todos aderiram. Israel aderiu”, disse o presidente a jornalistas na Casa Branca, segundo informações da emissora CNN.

Perguntado sobre o que acontecerá se o Hamas não concordar com o plano, Trump respondeu que isso representaria um “fim muito triste”.

“Estamos apenas esperando o Hamas, e o Hamas vai fazer isso ou não [concordar com o plano], e se não fizer isso, será um fim muito triste”, disse o presidente.

A proposta de 20 pontos de Trump inclui um cessar-fogo imediato, a retirada gradual das tropas israelenses, a libertação de todos os reféns do Hamas em troca de prisioneiros palestinos e a entrada de ajuda humanitária no enclave.

O plano também prevê um governo de transição para a Faixa de Gaza, sem a participação do Hamas, sob a tutela de um Conselho de Paz presidido pelo próprio Trump e com a presença do ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair.

O Hamas informou que está analisando a proposta, mas afirmou que sua resposta pode demorar “vários dias devido à complexidade da comunicação entre os membros da liderança e do movimento, especialmente após a agressão israelense em Doha” – numa referência ao ataque de Israel ao QG político do grupo terrorista na capital do Catar, no último dia 9.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.