Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Aliança militar do Ocidente

Trump reitera pedido de 5% do PIB para defesa na Otan e diz que Espanha é “um problema”

Trump embarca em helicóptero na Casa Branca, antes de voo com o Air Force One para a Holanda para a cúpula da Otan (Foto: FRANCIS CHUNG/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reiterou nesta terça-feira (24) seu apelo para que os membros da Otan comprometam 5% de seu PIB com defesa e advertiu que “a Espanha é um problema” dentro da aliança, após a recusa do país a um novo aumento dos gastos.

“Está havendo um problema com a Espanha. Sempre há um problema com a Espanha. A Espanha não está de acordo. O que é muito injusto para o resto”, disse o mandatário a jornalistas a bordo do Air Force One, a caminho de Haia para participar da cúpula de líderes da Otan.

Trump já havia reclamado na semana passada que a Espanha “sempre pagou muito pouco” e “deveria pagar o mesmo que o resto”.

A Casa Branca já insistiu que todos os países do bloco, incluindo a Espanha, devem destinar 5% à defesa, depois que o presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, comunicou ao secretário-geral da aliança, Mark Rutte, sua recusa em elevar o gasto.

A delegação americana terá como prioridade pressionar para que o bloco aumente para 5% do seu PIB o gasto dedicado à defesa, por considerar que o atual patamar de 2% é “ridículo” e que todos os membros estão capacitados para assumir esse aumento.

“Estou indo para a Otan onde, na pior das hipóteses, será um período muito mais tranquilo do que o que acabei de passar com Israel e Irã”, escreveu Trump, nesta terça, em sua plataforma Truth Social.

O presidente americano afirmou que está “ansioso para encontrar seus bons amigos europeus”. “Espero que muitas coisas sejam alcançadas”, concluiu.

VEJA TAMBÉM:

Conteúdo editado por: Fábio Galão

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.