Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Nova gestão

Trump demite inspetores-gerais independentes de áreas críticas do governo

Trump inicia pressão contra Putin para acabar com a guerra e garantir a paz na Ucrânia
Decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, não foi justificada, segundo a imprensa americana (Foto: EFE/EPA/YURI GRIPAS)

Ouça este conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demitiu fiscais e inspetores-gerais que atuavam em áreas importantes do governo por meio de diferentes agências federais, segundo informou a imprensa na sexta-feira (24).

De acordo com informações da Reuters, 17 pessoas foram demitidas "de surpresa" pela nova administração. Uma fonte consultada pela agência de notícias disse que os funcionários independentes faziam parte dos departamentos de Estado, Defesa e Transporte.

Eles foram notificados por e-mails do diretor de pessoal da Casa Branca de que foram demitidos, de acordo com a fonte, que falou sob condição de anonimato.

O Wall Street Journal (WSJ), que também teve acesso aos documentos, informou que o governo Trump não anunciou publicamente as medidas, nem forneceu uma justificativa sobre as demissões.

Segundo a publicação americana, a ação gerou preocupação entre democratas e republicanos, que avaliam se a administração Trump violou regras federais, como o prazo de 30 dias de aviso ao Congresso em medidas como essa.

Entre as funções dos inspetores-gerais está a de fiscalizar as ações dentro das agências federais, a fim de garantir o cumprimento da legislação, evitando fraudes, uso indevido de dinheiro público e abuso de poder.

Segundo a Reuters, Trump demitiu cinco inspetores-gerais em um período de dois meses durante seu primeiro mandato, em 2020. Isso incluiu o Departamento de Estado, cujo inspetor-geral desempenhou um papel no processo de impeachment do presidente.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.