• Carregando...
O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, durante encontro com apoiadores em Caracas, 21 de janeiro |  YURI CORTEZ / AFP
O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, durante encontro com apoiadores em Caracas, 21 de janeiro| Foto:  YURI CORTEZ / AFP

O presidente dos EUA, Donald Trump, deve reconhecer Juan Guaidó, presidente da Assembleia Nacional e líder da oposição ao regime de Maduro, como presidente legítimo da Venezuela assim que ele for juramentado – o que pode acontecer já nesta quarta-feira, fontes disseram à rede de notícias americana CNN.

Enquanto milhares protestam contra Maduro na Venezuela, o governo de Trump se prepara para anunciar formalmente o seu apoio a Guaidó, mas espera para saber se ele vai se declarar presidente interino ou não. O vice-presidente americano, Mike Pence, publicou um vídeo nesta terça em que mistura palavras em inglês e em espanhol para declarar apoio a Guaidó e aos protestos.

A oposição venezuelana tem pedido que Guaidó assuma a presidência desde que Maduro tomou posse de um novo mandato em 10 de janeiro, após um processo eleitoral cheio de irregularidades. Grande parte da comunidade internacional, incluindo o Brasil, não reconhece a legitimidade do mandato de Maduro.

Leia mais:  Novos protestos na Venezuela testam união da oposição contra Maduro

O chanceler brasileiro Ernesto Araújo também manifestou, de forma indireta, apoio à oposição ao chamar Maduro de "ex-presidente" nesta terça (22) - a Assembleia Nacional não reconhece o atual mandato do ditador.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]