
Ouça este conteúdo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (16) que pode aplicar tarifas contra países que se opuserem ao seu plano de anexar a Groenlândia.
Segundo informações da agência Associated Press, o mandatário republicano falou sobre o assunto durante um evento na Casa Branca, no qual relembrou já ter ameaçado países europeus com tarifas sobre produtos farmacêuticos.
“Eu posso fazer isso pela Groenlândia também”, disse Trump. “Eu posso impor tarifas a países que não concordarem sobre [a ideia de os EUA anexarem] a Groenlândia, porque precisamos da Groenlândia para a segurança nacional. Então, eu posso fazer isso.”
O presidente americano e integrantes do seu governo têm reiterado que os Estados Unidos precisam controlar a Groenlândia, um território autônomo da Dinamarca, para evitar a ação da China e da Rússia no Hemisfério Ocidental. Trump não descartou o uso da força para atingir esse objetivo.
A intenção dos Estados Unidos gerou revolta entre aliados da Otan e nos últimos dias os governos da Holanda, França, Alemanha, Noruega e Suécia anunciaram o envio de tropas para a Groenlândia para exercícios militares conjuntos.
Na quarta-feira (14), os ministros das Relações Exteriores da Dinamarca, Lars Løkke Rasmussen, e da Groenlândia, Vivian Motzfeldt, participaram de uma reunião sobre o assunto na Casa Branca com o vice-presidente dos EUA, J. D. Vance, e o secretário de Estado americano, Marco Rubio.
Ao final do encontro, os chanceleres europeus relataram que ainda há “divergências fundamentais”, mas que um grupo de trabalho com os Estados Unidos será criado para tratar da questão.
VEJA TAMBÉM:







