
Ouça este conteúdo
O presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a mencionar o Brasil em suas declarações sobre o tarifaço, anunciado no início do mês. A mais recente afirmação foi feita em uma entrevista à revista Time, publicada nesta sexta-feira (25), por ocasião de seus primeiros 100 dias no cargo.
“Veja, foi isso que a China fez conosco. Eles nos cobram 100%. Se você olhar para a Índia, ela cobra entre 100% e 150%. Se você olhar para o Brasil, se olhar para muitos, muitos países, eles cobram – é assim que sobrevivem. É assim que ficaram ricos”, afirmou Trump.
O presidente americano defendeu que a política econômica protecionista é “um sucesso” e trará benefícios para a produção industrial interna dos EUA.
“Lembre-se disso: não há tarifas se eles fabricarem os produtos aqui. Isso é um sucesso tremendo. Você ainda não percebeu, mas o que está acontecendo é um enorme sucesso. Estamos arrecadando bilhões e bilhões de dólares - dinheiro que nunca tínhamos arrecadado antes”, declarou Trump na entrevista.
Em 2 de abril, o presidente americano anunciou uma série de "tarifas recíprocas" que atingiu centenas de países, uma medida que reverteu uma semana depois diante da queda dos mercados e do aumento dos custos de financiamento da dívida dos EUA.
No entanto, ao mesmo tempo em que suavizou sua ofensiva contra a maioria dos países aplicando uma tarifa generalizada de 10%, decidiu aumentar os impostos sobre a China por ter respondido com retaliação.
Dessa forma, Washington impôs uma tarifa total de 145% sobre os produtos chineses, enquanto Pequim aumentou suas taxas sobre produtos americanos para 125%.
VEJA TAMBÉM:




