Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
El Helicoide

Trump diz que centro de tortura chavista será fechado na Venezuela

trump venezuela
O presidente Donald Trump. (Foto: NICOLE COMBEAU / EFE)

Ouça este conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (6) que o centro de detenção El Helicoide, em Caracas, está sendo fechado após a captura do ex-ditador venezuelano Nicolás Maduro. A declaração foi feita durante um encontro com parlamentares republicanos em Washington.

“Têm uma câmara de tortura bem no meio de Caracas que estão fechando”, afirmou Trump ao se referir à prisão. O presidente não detalhou, contudo, prazos para o fechamento do local.

Segundo Trump, a iniciativa para fechar o local estaria sendo conduzida por Delcy Rodríguez, que assumiu o comando do regime venezuelano após a captura de Maduro, ocorrida no sábado (3). O presidente dos EUA afirmou que há cooperação das autoridades de Caracas com Washington, apesar da atual líder do regime chavista negar qualquer tipo de cooperação direta com a Casa Branca.

El Helicoide é uma estrutura que originalmente foi projetada para ser um shopping nos anos 1950. Ela passou a abrigar a sede do serviço de inteligência chavista e, ao longo dos últimos anos, se tornou símbolo da repressão do regime venezuelano.

De acordo com denúncias reunidas por organismos internacionais, como a Organização dos Estados Americanos, a Human Rights Watch e a Anistia Internacional, El Helicoide foi utilizado para detenções arbitrárias, tortura física e psicológica e maus-tratos contra presos políticos e opositores do regime.

Construção de El HelicoideConstrução de El Helicoide: prisão que era para ser shopping de luxo, com acesso aos andares através de automóveis. (Foto: Arquivo Proyecto Helicoide)

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.