Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Oriente Médio

Trump diz que cortará ajuda ao Iraque se ex-premiê próximo do Irã voltar ao cargo

O ex-primeiro-ministro iraquiano Nouri al-Maliki, que tenta voltar ao cargo (Foto: CEERWAN AZIZ/EFE/EPA)

Ouça este conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (27) que cortará a ajuda americana ao Iraque se o ex-primeiro-ministro Nouri al-Maliki voltar ao cargo.

Maliki foi primeiro-ministro do Iraque de 2006 a 2014 e no último fim de semana a aliança de blocos políticos xiitas, maioria no Parlamento iraquiano, o escolheu como seu candidato para premiê, abrindo caminho para negociações para a formação de um novo governo.

“Tenho ouvido falar que o grande país Iraque pode estar cometendo um grande erro ao recolocar Nouri al-Maliki no cargo de primeiro-ministro. Da última vez que Maliki esteve no poder, o país mergulhou na pobreza e no caos total. Isso não deve se repetir”, escreveu Trump na rede Truth Social.

“Devido às políticas e ideologias insanas dele, se ele for eleito, os Estados Unidos da América não ajudarão mais o Iraque e, se não estivermos lá para ajudar, o Iraque terá zero chance de sucesso, prosperidade ou liberdade. Faça o Iraque grande novamente!”, acrescentou o presidente americano.

Os oito anos de governo de Maliki foram marcados por acusações de corrupção, tomada de controle do Estado Islâmico de grande parte do país, fortalecimento de milícias xiitas e relações estreitas com autoridades e militares do Irã.

No ano passado, Trump ameaçou cortar a ajuda à Argentina e a Honduras, caso o partido de Javier Milei (presidente que recebeu um auxílio bilionário de Washington para estabilizar o dólar) não vencesse as eleições legislativas de outubro e se Nasry “Tito” Asfura, do conservador Partido Nacional, não saísse vencedor no pleito presidencial de novembro no país centro-americano. Nas duas disputas, saiu o resultado desejado pelo republicano.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.