Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rumo à Suprema Corte

Trump diz que decisões judiciais contra tarifas podem representar “ruína econômica” dos EUA

Ao falar sobre judicialização de tarifas, Trump diz que pode haver ruína econômica nos EUA. (Foto: Chris Kleponis/EFE/EPA/POOL)

Ouça este conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (1º) que uma eventual decisão judicial contrária à política tarifária de seu governo representaria a “ruína econômica” do país. Em publicação na rede Truth Social, Trump alertou para o risco de que outras nações mantenham os EUA “reféns com suas tarifas antiamericanas”, caso o Judiciário limite sua capacidade de impor restrições comerciais.

Apesar de uma recente decisão judicial que considerou ilegal parte das tarifas, conselheiros econômicos da Casa Branca reforçaram que a estratégia não será alterada. O secretário de Comércio, Howard Lutnick, garantiu que era para o governo e os americanos ficarem tranquilos porque “as tarifas não vão desaparecer”.

Além disso, Trump indicou que não há planos para prorrogar a suspensão temporária de 90 dias sobre algumas tarifas mais elevadas, que devem entrar em vigor nas próximas semanas. A questão deve ser levada à Suprema Corte, enquanto o governo intensifica sua ofensiva contra a China, com Trump anunciando a elevação das tarifas sobre o aço importado para 50%.

A judicialização da política comercial de Trump abriu um impasse jurídico e político, após um tribunal federal de comércio decidir que o presidente utilizou de forma indevida uma lei de poderes econômicos emergenciais para justificar sua guerra tarifária global. Embora essa decisão tenha suspendido temporariamente a aplicação de algumas tarifas, um tribunal de apelações concedeu ao governo uma pausa administrativa para recorrer, o que indica que o caso deve ser decidido pela Suprema Corte nos próximos meses.

Enquanto isso, a administração Trump mantém firme sua postura. Além das tarifas sobre o aço, o governo pressiona a China em meio à estagnação das negociações comerciais, que travaram após Pequim restringir exportações de minerais essenciais para as cadeias produtivas globais.

O secretário do Tesouro, Scott Bessent, sugeriu que a medida chinesa pode ser deliberada e reiterou que a estratégia americana visa proteger empregos no setor industrial, mesmo diante de possíveis efeitos colaterais, como o aumento dos custos no setor da construção.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.