
Ouça este conteúdo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (10) que, após o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, o mandatário da Colômbia, Gustavo Petro, “será o próximo” alvo das ações americanas contra o narcotráfico na América Latina.
“Ele tem se mostrado bastante hostil aos Estados Unidos”, disse Trump a jornalistas na Casa Branca, segundo informações da emissora NBC.
“A Colômbia produz muitas drogas. Eles têm fábricas de cocaína onde produzem cocaína, como vocês sabem, e a vendem diretamente para os Estados Unidos”, afirmou o presidente americano. “Então é melhor ele ficar esperto, ou será o próximo. Ele será o próximo, e espero que esteja ouvindo. Ele será o próximo.”
Desde o final de agosto, Washington enviou embarcações militares, inclusive o maior porta-aviões do mundo, e caças para o Mar do Caribe, perto da Venezuela, e ao Oceano Pacífico, próximo da Colômbia, para uma operação que por ora resultou em 22 ataques a 23 embarcações que alegou terem ligações com o narcotráfico. Ao menos 87 pessoas foram mortas nestas ações.
Nas últimas semanas, Trump tem afirmado que essa operação será ampliada e incluirá ataques por terra na Venezuela. Em entrevista ao site Politico na segunda-feira (8), o mandatário americano disse que Maduro está com os dias “contados”.
Em outubro, depois que Petro criticou a operação, o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (Ofac, na sigla em inglês) do Departamento do Tesouro dos EUA impôs sanções econômicas ao presidente colombiano, à esposa dele, Veronica del Socorro Alcocer Garcia, ao filho mais velho dele e a Armando Benedetti, ministro do Interior, alegando que Bogotá permitiu que os cartéis de drogas “florescessem” e “se recusou a parar suas atividades”.







