Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Presidente dos EUA

Trump diz que fechará acordos tarifários com “todos os países” nas “próximas três ou quatro semanas”

Trump diz que fechará acordos tarifários com "todos os países" nas “próximas três ou quatro semanas”
O presidente dos EUA, Donald Trump (Foto: EFE/EPA/CHRIS KLEPONIS / POOL)

Ouça este conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (17), durante coletiva de imprensa na Casa Branca, que pretende concluir acordos comerciais com "todos os países", incluindo a China, no prazo de até quatro semanas. A declaração foi dada uma semana após o republicano pausar por 90 dias as altas tarifas recíprocas que foram aplicadas por ele contra várias nações, substituindo-as pela alíquota padrão de 10%.

“Vamos fechar acordos com todo mundo”, afirmou Trump. “Acredito que, nas próximas três ou quatro semanas, talvez tudo esteja concluído”, acrescentou o presidente americano.

A exceção à tarifa reduzida continua sendo a China, que permanece sujeita a uma taxa de importação de 145%, que chega a mais de 200% contra alguns produtos, conforme o plano tarifário apresentado pelo governo. Em resposta, o regime comunista chinês aplicou uma tarifa de 125% sobre produtos norte-americanos, aumentando a disputa comercial entre as duas maiores economias do mundo.

Apesar do impasse com Pequim, Trump reforçou sua disposição de negociar. Ele comparou os Estados Unidos a uma loja de departamentos de prestígio e disse que outras nações desejam ter acesso ao mercado norte-americano.

“Os Estados Unidos são como uma grande e bela loja de departamentos antes que os negócios fossem destruídos pela internet. Todo mundo quer um pedaço dessa loja”, declarou.

O plano tarifário tem sido uma das principais estratégias do presidente americano para proteger a indústria dos EUA e conter práticas que ele considera “desleais” por parte de governos estrangeiros, especialmente o da China.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.