Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Presidente americano

Trump diz que IA chinesa DeepSeek é um alerta para empresas dos EUA: “Temos que competir e vencer”

O presidente dos EUA, Donald Trump, durante evento com congressistas republicanos na Flórida (Foto: EFE/EPA/CRISTOBAL HERRERA-ULASHKEVICH)

Ouça este conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta segunda-feira (27), em um evento do Partido Republicano em Miami, na Flórida, que as empresas americanas devem encarar a ascensão da inteligência artificial (IA) da China DeepSeek como um "alerta" para priorizar o avanço neste setor de tecnologia.

A declaração ocorreu durante o encontro de membros republicanos do Congresso na Trump National Doral, onde o presidente destacou a necessidade de reforçar a competitividade nacional em IA, bem como a importância de os EUA investirem em inovações que garantam a segurança e a liderança tecnológica do país.

“O lançamento de DeepSeek, a inteligência artificial de uma empresa chinesa, deveria ser um alerta para nossas indústrias de que temos que focar em competir para vencer”, afirmou Trump.

A startup chinesa, que apresentou um modelo de IA considerado mais acessível e rápido, gerou preocupações em investidores sobre o domínio das empresas americanas no setor, causando um furacão no mercado. Nesta segunda, a Nasdaq registrou uma queda de mais de 3%, enquanto a gigante Nvidia, referência na fabricação de chips de alta performance, viu suas ações despencarem quase 17%. Google e Microsoft também foram afetadas.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.