Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Presidente dos EUA

Trump diz que Putin deve resolver guerra na Ucrânia antes de querer mediar conflito entre Israel e Irã

israel irã
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. (Foto: KEN CEDENO/EFE/EPA/POOL)

Ouça este conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (18) que o ditador Vladimir Putin deveria priorizar o fim da guerra na Ucrânia antes de tentar atuar como mediador no conflito em curso entre Israel e Irã. A declaração foi dada a jornalistas na Casa Branca após o líder do regime russo oferecer-se para intermediar negociações no Oriente Médio.

“Ele realmente se ofereceu para ajudar a mediar. Eu disse: ‘Faça-me um favor, medie o seu próprio. Vamos mediar a Rússia primeiro, ok?’”, afirmou Trump, que conversou com o ditador russo por telefone nesta semana, dias após o ataque israelense contra as instalações nucleares do Irã. Trump acrescentou que disse: ‘Vladimir, vamos mediar a Rússia primeiro, você pode se preocupar com isso depois’”.

Putin tentava manobrar para ajudar a levar o Irã para a mesa de negociações em troca de Trump abandonar definitivamente a Ucrânia.

O ditador russo sugeriu nesta semana que Moscou poderia exercer um papel de mediador da guerra no Oriente Médio. A Rússia mantém uma forte aliança estratégica com o regime iraniano, mas, segundo analistas, não deve intervir militarmente para defender a ditadura islâmica.

Segundo reportagem da RFI, ao se disponibilizar como mediador do conflito no Oriente Médio, o ditador russo busca aliviar a pressão diplomática e o isolamento enfrentado por Moscou devido à invasão do território ucraniano.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.