Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Invasão na Ucrânia

Trump e Putin conversam sobre “impasses” na guerra por telefone

O ditador Putin mantém conversas com o governo americano, de Donald Trump, sobre a Guerra na Ucrânia, nesta segunda-feira (19) (Foto: Gavriil Grigorov/Aaron Schwartz/EFE/EPA/SPUTNIK/KREMLIN/POOL)

Ouça este conteúdo

Apuração em andamento

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o ditador da Rússia, Vladimir Putin, conversaram por telefone nesta segunda-feira (19) sobre as negociações em andamento para o fim da invasão na Ucrânia e um possível plano de paz, segundo confirmou uma fonte da Casa Branca à emissora CNN.

Trump antecipou na Truth Social que conversaria com o líder do Kremlin sobre "acabar com o 'banho de sangue' que está matando milhares de soldados russos e ucranianos por semana, e o comércio".

Mais cedo, nesta segunda-feira, o vice-presidente J.D. Vance afirmou em entrevista que Trump questionaria Putin durante a ligação se ele está "levando a sério" a paz com a Ucrânia.

Vance acrescentou que Washington "não vai perder tempo" mediando o conflito se Moscou não tiver interesse em encerrar a guerra.

“As negociações já estão em andamento há algum tempo. Percebemos que temos um impasse. Acho que o presidente vai dizer ao Putin: ‘Olha, você está falando sério? Você está falando sério?’”, declarou Vance a repórteres a bordo do Air Force Two.

“Há muitos benefícios econômicos em descongelar as relações entre a Rússia e o resto do mundo, mas você não vai conseguir esses benefícios se continuar matando um monte de gente inocente”, acrescentou, ainda em menção a Putin.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, informou mais cedoue o presidente está "cansado e frustrado com os dois países" e que ele só quer ver "um cessar-fogo e o conflito chegando ao fim".

Segundo a agência Reuters, antes de falar com Putin, Trump telefonou para o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, nesta segunda-feira.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.