• Carregando...
O presidente dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, apertam as mãos durante uma coletiva de imprensa  em Pequim, em 2017 | Qilai Shen/Bloomberg
O presidente dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, apertam as mãos durante uma coletiva de imprensa em Pequim, em 2017| Foto: Qilai Shen/Bloomberg

A administração do presidente americano, Donald Trump, divulgou publicamente seu plano para mudar fundamentalmente a estratégia dos EUA em relação à China. É um reconhecimento importante que a competição EUA-China está esquentando, uma admissão atrasada de que a abordagem passada falhou e uma chamada nacional para a ação.

O discurso de referência do vice-presidente Mike Pence sobre as relações EUA-China na quinta-feira (4) foi notável por duas razões. Primeiro, disse que o governo chinês está perpetrando uma campanha multifacetada, bem financiada e sombria de influência estrangeira em solo americano. Em segundo lugar, colocou essa campanha no contexto de uma competição global entre os Estados Unidos e a China, que está sendo travada em todos os continentes e em todos os domínios. 

Deixem de lado a afirmação de Pence de que o governo chinês está mirando os interesses políticos do presidente Donald Trump (o que é verdade). O significado real do discurso foi sua promessa de que os EUA enfrentarão a agressão econômica e estratégica mundial de Pequim, vão se opor à repressão interna chinesa e forçarão o governo chinês a mudar seu comportamento em ambas as frentes. 

"Não vamos ceder até que nosso relacionamento com a China esteja fundamentado na justiça, reciprocidade e respeito à nossa soberania", disse Pence, prometendo que o governo Trump "redefinirá" a relação bilateral de maneira fundamental.  

O vice-presidente expôs uma série de maneiras pelas quais o Partido Comunista Chinês espalha sua influência dentro dos Estados Unidos e em todo o mundo. Pence falou da agressão econômica da China, seu aventureirismo militar, das operações de influência e da expansão autoritária para argumentar que Pequim há muito tempo decidiu abandonar o verdadeiro envolvimento cooperativo com os Estados Unidos e, portanto, os EUA devem responder. 

"Queremos um relacionamento construtivo com Pequim", disse Pence. "Pequim se afastou dessa visão, mas os líderes chineses ainda podem mudar de rumo". 

O discurso é o ponto alto de quase dois anos de trabalho do governo Trump para identificar, expor e confrontar os crescentes esforços patrocinados pelo governo chinês para interferir em todos os aspectos da vida pública americana, incluindo política, políticas públicas, academia e jornalismo. 

Pence corretamente conectou esses esforços aos planos de expansão econômica e estratégica de Pequim, que incluem práticas comerciais injustas, diplomacia da dívida no mundo em desenvolvimento, espionagem econômica e a exportação de um sistema de crédito social "orwelliano", que reforça a censura e obriga a lealdade ao Partido Comunista para todos que buscam acesso ao sistema. 

Vulnerabilidade da indústria de armas

Nesta sexta-feira, Trump revelará um grande estudo sobre as vulnerabilidades na base industrial de defesa dos Estados Unidos. Eu obtive uma cópia antecipada do relatório, que descobriu que nossos militares estão em dívida com produtos da China, e Pequim tem intencionalmente procurado minar a capacidade dos EUA de controlar recursos cruciais para construir as armas nas quais confiamos. 

"Uma das principais conclusões deste relatório é que a China representa um risco significativo e crescente para o fornecimento de materiais considerados estratégicos e críticos para a segurança nacional dos EUA", afirma o relatório. 

O documento foi escrito antes da revelação desta semana, de que a comunidade de inteligência dos EUA acredita que o Exército de Libertação Popular implantou pequenos chips em componentes usados por dezenas de empresas de tecnologia dos EUA, o ataque mais significativo à cadeia de suprimentos dos EUA. 

A estratégia da administração Trump

A nova estratégia para a China mescla a obstinação do conselheiro de segurança nacional, John Bolton, o posicionamento estratégico do secretário de Defesa, Jim Mattis, o nacionalismo econômico do conselheiro comercial da Casa Branca, Peter Navarro, e a defesa baseada em valores de Pence. Teria sido impensável vir da administração Obama. 

Na verdade, Jeffrey Bader, oficial sênior do presidente Barack Obama na Casa Branca, agora no Brookings Institution, escreveu no mês passado que a preocupação com a ameaça à China em Washington foi exagerada e que a abordagem do "desengajamento" com a China foi equivocada. 

"O envolvimento intensivo com a China está sob ataque de críticos da política dos EUA que buscam libertar os dois países", escreveu ele, acrescentando que "é quase certo que o desligamento acabe sendo um caminho para a hostilidade". 

Essa é uma falácia do espantalho, porque ninguém está argumentando por um "desligamento". Em vez disso, há um consenso crescente em Washington de que o desrespeito por Pequim às regras e normas internacionais deve acabar, e que o engajamento deve se basear em um claro reconhecimento das intenções e ações de Pequim. Não há nenhum desejo na administração Trump de provocar um confronto com a China, um alto funcionário do governo me disse, argumentando que é a atividade de Pequim que está causando a deterioração do relacionamento. 

"A noção de que isso de alguma forma representa o desligamento está completamente errada. É o oposto", disse-me o funcionário. "Está dizendo ao povo americano que precisamos acordar para isso. E os chineses precisam acordar para o fato de que, se continuarem a perseguir essa política - o que é inaceitável - haverá consequências".

Assista: Os principais momentos da Assembleia Geral da ONU

Esperar que a ascensão da China seja construtiva e ignorar o mau comportamento de Pequim não funcionou. Oposição à ascensão da China também não funcionará. Esta correção de curso na relação EUA-China é absolutamente necessária para proteger os interesses e valores americanos e deve ser cuidadosamente gerenciada para evitar consequências não intencionais. Se isso causa atrito ou hostilidade indevida entre os Estados Unidos e a China, depende, em grande parte, de Pequim.

*Josh Rogin é colunista da seção Global Opinions do Washington Post e também é analista político da CNN. Anteriormente, trabalhou na Bloomberg View, na Daily Beast, na Foreign Policy, na Congressional Quarterly, na Federal Computer Week e no jornal japonês Asahi Shimbun.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]