Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
EUA

Trump evita confirmar se teve conversas com Putin, mas diz que teria sido atitude “inteligente”

Trump evita confirmar se teve conversas com Putin, mas diz que teria sido atitude “inteligente”
Trump evita confirmar se teve conversas com Putin, mas diz que teria sido atitude “inteligente” (Foto: EFE/EPA/JUSTIN LANE)

Ouça este conteúdo

O ex-presidente dos Estados Unidos e candidato pelo Partido Republicano à Casa Branca, Donald Trump, evitou nesta terça-feira (15) confirmar se conversou com o ditador da Rússia, Vladimir Putin, desde que deixou a Casa Branca, em 2021, mas acrescentou que seria “algo inteligente” a fazer.

O republicano foi questionado em um evento da Bloomberg no Clube Econômico de Chicago sobre as revelações do novo livro “War” (Guerra, na tradução livre), do jornalista Bob Woodward, segundo o qual Trump teria tido até “sete conversas telefônicas com Putin” desde que deixou o poder.

“Não vou comentar sobre isso, mas vou lhe dizer que, se o fiz, seria algo inteligente a fazer”, afirmou.

“Se sou amigável com as pessoas, se tenho um relacionamento com as pessoas, isso é uma coisa boa, não ruim, para o país", ressaltou.

De acordo com o livro de Wodward, Trump enviou vários testes de covid-19 a Putin para seu uso pessoal quando era presidente e, depois de deixar o cargo, em janeiro de 2021, teria falado com ele por telefone até sete vezes.

Após essas revelações, o Kremlin reconheceu que os EUA enviaram testes de covid-19, mas negou as supostas ligações telefônicas entre Putin e Trump depois que ele deixou o cargo.

Trump é um crítico da ajuda dos EUA à Ucrânia e garante que, se vencer a eleição presidencial de 5 de novembro, conseguirá um acordo para acabar com a guerra.

O republicano também se recusou nesta terça-feira a esclarecer se enviará tropas americanas para defender Taiwan no caso de uma invasão por parte da China.

Trump afirmou que a China está aumentando seus exercícios militares em torno de Taiwan agora porque “não o fará depois”, se ele vencer em novembro.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.