
Ouça este conteúdo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (24) que está "descontente" com os últimos bombardeios lançados pela Rússia contra a Ucrânia.
"Não estou feliz com os ataques russos a Kiev. Desnecessários e em um momento ruim. Vladimir [Putin], CHEGA!", escreveu o presidente americano em mensagem postada na Truth Social, sua plataforma de mensagens.
"Morrem 5.000 soldados por semana. Vamos fazer um acordo de paz!", declarou Trump na publicação.
O presidente dos EUA condenou assim o ataque russo com mísseis e drones lançados nesta quinta-feira contra Kiev, um dos maiores dos últimos meses.
Segundo fontes ucranianas, nove pessoas morreram e mais de 70 ficaram feridas em vários bairros da capital ucraniana, onde prédios residenciais e comerciais foram destruídos, embora o Ministério da Defesa russo tenha negado ter atingido alvos civis.
Desde que Trump chegou à Casa Branca, em janeiro, com a promessa de acabar com a guerra na Ucrânia, as projeções de frustração com o lado russo, como a de hoje, foram poucas em comparação com as críticas constantes ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
Na véspera deste último ataque, o republicano acusou novamente Zelensky de obstruir as negociações de paz por sua recusa direta em consideração a península da Crimeia, ocupada desde 2014, como território russo.
Segundo a imprensa americana, esse reconhecimento é um das critérios que a Casa Branca fez na Ucrânia como parte do seu plano de paz.
Conteúdo editado por: Isabella de Paula



