Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Acordo nuclear em pauta

Trump fala em retomar diálogo com o Irã, mas alerta que guerra pode retornar

O presidente dos EUA, Donald Trump, em coletiva de imprensa após a cúpula da Otan em Haia, Holanda (Foto: EFE/EPA/REMKO DE WAAL)

Ouça este conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (25) que a Casa Branca retomará o diálogo com autoridades do Irã sobre um acordo nuclear na próxima semana.

"Vamos conversar com o Irã na próxima semana, podemos assinar um acordo. Não sei", disse o mandatário americano durante uma coletiva de imprensa em Haia, onde participou da cúpula da Otan.

Apesar dessa possibilidade ser cogitada, Trump voltou a minimizar a necessidade de um acordo nuclear com Teerã e afirmou que a guerra pode ser retomada no Oriente Médio. "Não me importa se haverá um acordo ou não. Tudo o que pedimos agora é o mesmo que pedíamos antes: não queremos armas nucleares. Nós destruímos as armas nucleares", enfatizou.

Durante a coletiva, o líder da Casa Branca voltou a elogiar a bem-sucedida operação militar em solo iraniano no final de semana, que resultou em um cessar-fogo entre Israel e Irã. Segundo Trump, isso foi possível porque “a credibilidade da dissuasão americana é diferente de todas as outras”.

Mesmo com o diálogo sendo retomado na próxima semana, Trump não descartou que Israel e Irã possam voltar a se atacar. "Lidei com os dois e ambos estão cansados, exaustos... e será que isso pode começar de novo? Acho que um dia, sim. Talvez comece em breve", afirmou aos repórteres.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.