Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
"Território estratégico"

Trump insiste diante de chefe da Otan que EUA precisam anexar Groenlândia

Trump insiste diante de chefe da Otan que EUA precisam anexar Groenlândia
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebe o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, no Salão Oval da Casa Branca (Foto: EFE/YURI GRIPAS/POOL)

Ouça este conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, insistiu nesta quinta-feira (13) que a Groenlândia é "fundamental" para a segurança nacional de seu país e opinou que Washington precisa conseguir a anexação do território autônomo dinamarquês.

"Temos que fazer isso. Nós realmente precisamos disso para a segurança nacional", analisou Trump durante uma aparição no Salão Oval com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte.

Questionado sobre a possível anexação da ilha, Trump insistiu que acredita que "isso acontecerá" e observou que isso também seria positivo para a "segurança internacional".

"Estou sentado com um homem que pode ser fundamental", disse o presidente dos EUA ao apontar para Rutte.

O secretário-geral da OTAN disse que não lhe cabia participar das conversas sobre a integração ou não da Groenlândia aos EUA, mas concordou com as preocupações de Trump sobre a importância estratégica do Ártico.

"Quando se trata do Alto Norte e do Ártico, ele está absolutamente certo", explicou Rutte, lembrando a presença dos militares russos em uma região na qual a China também está demonstrando interesse crescente devido à sua importância estratégica.

Rutte destacou a atual falta de navios quebra-gelo tanto do lado dinamarquês quanto do lado americano, o que complica o trânsito marítimo pelas águas do Ártico, ao que Trump respondeu dizendo que seu governo vai encomendar 48 novos navios desse tipo e que o Canadá demonstrou interesse em usá-los.

Por sua vez, Rutte considerou "fundamental" para a segurança da região que haja colaboração "sob o guarda-chuva da Europa" dos sete países, excluindo a Rússia, que compartilham as águas do Ártico (EUA, Canadá, Islândia, Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia).

Na opinião de Trump, "a Otan talvez tenha que se envolver de alguma forma" para resolver o problema da possível anexação.

O presidente dos Estados Unidos também disse que o líder do Democratas, Jens-Frederik Nielsen, cujo partido venceu as eleições gerais de ontem na Groenlândia, "é uma pessoa muito boa no que nos diz respeito".

O Democratas, que foi um vencedor surpreendente e representa a ruptura da Groenlândia com os partidos tradicionais, apóia a ideia de construir um processo sólido sem data definida para uma hipotética separação da Dinamarca.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.