Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
EUA

Trump manda militares elaborarem “opções” para reforçar presença no Canal do Panamá, diz emissora

Trump manda militares elaborarem opções para reforçar presença no Canal do Panamá, diz emissora
O presidente dos EUA, Donald Trump (Foto: EFE/EPA/JIM LO SCALZO)

Ouça este conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou que o Comando Sul das Forças Armadas desenvolva “opções” para aumentar a presença militar americana no Canal do Panamá. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (13) pela emissora NBC News, citando fontes do governo.

Segundo a informação, a decisão faz parte da estratégia de Trump para conter a influência da China na região. De acordo com as fontes citadas, as opções que estão sendo elaboradas para a Casa Branca incluem ampliar a parceria com as forças panamenhas ou, em um cenário menos provável, uma ação militar para retomar o controle do canal, que só seria adotada caso a parceria não seja aceita pelos panamenhos.

Atualmente, EUA mantêm cerca de 200 militares no Panamá, disse a NBC, mas o governo Trump quer aumentar esse número para garantir a "segurança" do canal e evitar a interferência chinesa no local. O secretário de Defesa, Pete Hegseth, deve visitar o país no próximo mês para discutir o assunto.

Trump afirmou recentemente que uma grande empresa americana adquiriu os portos que cercam o canal, em referência, segundo a NBC, à BlackRock, que teria comprado cerca de 90% da Panama Ports Company, antes operada por uma empresa de Hong Kong, vinculada à China.

O Panamá nega qualquer influência estrangeira na administração da via e tem reforçado que o canal segue sob controle do governo panamenho.

VEJA TAMBÉM:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros