Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Conversas em Istambul

Trump diz que “nada vai acontecer” nas negociações sobre Ucrânia até ele se encontrar com Putin

Presidente americano disse não estar “decepcionado” com decisão de Putin de não comparecer a conversas com a Ucrânia em Istambul (Foto: EFE/Casa Branca/Divulgação)

Ouça este conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (15) que “nada vai acontecer” nas negociações para um cessar-fogo na guerra da Ucrânia até que ele se encontre pessoalmente com o ditador da Rússia, Vladimir Putin.

Negociações diretas entre Moscou e Kiev estão previstas para esta quinta-feira em Istambul, na Turquia, mas ontem a Rússia divulgou a lista dos integrantes da sua delegação sem o nome de Putin.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que havia dito que só compareceria se o ditador russo também fosse, descartou presença nas conversas, mas confirmou o envio de uma delegação ucraniana.

“Nada vai acontecer até que Putin e eu nos reunamos, ok? E, obviamente, ele não iria. Ele ia, mas [apenas porque] achou que eu iria. Ele não iria se eu não estivesse lá, e não acredito que nada vá acontecer, gostem vocês ou não, até que ele e eu nos reunamos. Mas teremos que resolver isso porque muitas pessoas estão morrendo”, disse Trump a repórteres no Air Force One, o avião oficial da presidência americana, em viagem a Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos.

Segundo informações da emissora americana CNN, Trump disse não estar “decepcionado com nada” devido à recusa de Putin de viajar para Istambul.

“Não estou decepcionado. Por que estaria? Acabamos de receber US$ 4 trilhões [em referência aos acordos assinados na viagem de Trump ao Oriente Médio], e vocês estão decepcionados por causa de uma delegação? Não sei nada sobre uma delegação, nem verifiquei”, afirmou o presidente.

As negociações diretas da Rússia com a Ucrânia serão as primeiras desde rodadas iniciais que ocorreram logo após o começo do conflito em 2022, que foram interrompidas após o massacre de civis que as tropas russas perpetraram na cidade de Bucha, perto de Kiev.

Entretanto, considerando-se que já é noite na Turquia, é incerto o horário em que as conversas começarão.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.