i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Vale do Silício

Trump sofre ofensiva sem precedentes das Big Techs; rede conservadora também vira alvo

  • Brasília
  • 11/01/2021 09:24
big techs - vale do silício - trump - twitter
Gigantes do Vale do Silício varreram Trump das redes sociais| Foto: Tomas Ulrich/Pixabay

As Big Techs desencadearam uma ofensiva nunca antes vista contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seus apoiadores. Os desdobramentos das manifestações e da invasão ao Capitólio, na quarta-feira (6), provocaram mais do que o banimento de Trump no Twitter, sua histórica ferramenta de diálogo com seu eleitorado. Também resultou no fechamento de fórum de apoiadores trumpistas por incitação à violência e a remoção da rede social Parler — o chamado “Twitter dos conservadores” — de plataformas hospedeiras.

A retaliação do Vale do Silício a Trump e seguidores é disseminada. Facebook e Instagram, do bilionário Mark Zuckerberg, bloquearam os perfis do presidente norte-americano. O Twitter removeu posts de Trump pela primeira vez na quarta-feira e baniu dois dias depois.

O Reddit, rede social baseada em fóruns de discussões, fechou o fórum r/donaldtrump, que foi utilizado por apoiadores para incentivar os protestos ao Capitólio. E a plataforma de streaming Twitch, da Amazon, também bloqueou seu canal por tempo indeterminado, pela segunda vez, na quinta-feira (7).

As justificativas para as medidas adotadas pelas empresas são semelhantes em todos os casos: violações das políticas das plataformas. Além disso, as Big Techs também elencaram outro fator: o risco de mais incitação à violência. É consensual entre elas que Trump incentivou seus apoiadores no dia do protesto ao Capitólio. O episódio deixou cinco pessoas mortas na tentativa de invasão ao Parlamento norte-americano.

“Após uma revisão atenta dos tuítes recentes da conta [de Trump] e do contexto ao seu redor — especificamente como eles estão sendo recebidos e interpretados dentro e fora do Twitter — suspendemos permanentemente a conta devido ao risco de mais incitação à violência”, informou o Twitter. Após o banimento, o presidente norte-americano usou a conta presidencial da rede social para para escrever aos seguidores sobre uma plataforma alternativa.

Sem seu perfil pessoal, o presidente dos EUA usou a conta presidencial do Twitter para informar seus seguidores que migraria para plataformas alternativas e que ele e seus apoiadores não seriam calados. "Estamos negociando com vários outros sites e teremos um grande anúncio em breve. Enquanto também olhamos para as possibilidades de construir nossa própria plataforma em um futuro próximo. Não seremos silenciados", escreveu.

Parler é opção para Trump e seguidores… 

O “grande anúncio” de Trump é uma incógnita. A rede social especulada para sua migração é o Parler. É dito até que ele já migrou para a rede social. Contudo, embora Sean Hannity, da Fox News, tenha afirmado na quinta-feira que Trump migrou à mídia, a Newsweek informou que o presidente não tem uma conta ativa verificada na plataforma. A Reuters também confirmou isso. Nem Parler nem um representante da Casa Branca responderam a questionamentos do assunto ao Los Angeles Times.

A única conta verificada atribuída a Trump é a de sua campanha nas eleições do último ano. Entre sábado (9) e este domingo (10), o perfil partiu para o contra-ataque. Publicou links que questionam o que Trump e seus apoiadores dizem se tratar de um tratamento desigual dado ao republicano em relação a opositores. Em um deles, o comentarista Andrew McCarthy, da Fox News, acusa as Big Techs de “discriminação” aos conservadores, alegando as “tendências políticas” das empresas do Vale do Silício.

Em outro link publicado, a campanha do presidente norte-americano cita que “enquanto censura Trump, [o Twitter] não tomou nenhuma atitude contra um tweet da embaixada chinesa nos Estados Unidos, que enquadrou a limpeza étnica dos uigures [uma das 56 etnias oficialmente reconhecidas pelo governo chinês] como uma forma de libertação reeducativa”, diz.

O referido tweet da embaixada chinesa nos EUA não se encontra mais no Twitter. Outro questionamento feito pelo perfil da campanha de Trump no Parler é sobre um comentário do ativista de direitos civis e jogador de futebol americano Colin Kaepernick. Após a morte de George Floyd, que desencadeou os protestos do Black Lives Matter, Kaepernick comentou que “quando a civilidade leva à morte, revoltar-se é a única reação lógica” e destacou: “temos o direito de revidar!”. Para a campanha de Trump, o comentário, presente até hoje no Twitter, foi uma incitação à violência.

Ainda no mesmo link que a campanha de Trump questiona o trato dado aos “desordeiros do BLM”, é dito que, “em vez de banir Kaepernick”, o presidente-executivo e fundador do Twitter, Jack Dorsey, anunciou a doação de US$ 3 milhões ao ativista negro para “promover a libertação e o bem-estar das comunidades negras e parda por meio da educação, auto-capacitação e mobilização em massa para elevar a próxima geração de líderes”.

… mas rede social vira alvo de Google, Apple e Amazon

A tentativa de Trump em transformar o Parler em sua nova plataforma de comunicação com seu eleitorado pode não ser uma tarefa simples. Afinal, entre sexta e sábado, o aplicativo foi suspenso de três das principais plataformas que o hospedavam: a Play Store, da Google, a principal loja para se baixar aplicativos em dispositivos Android; a App Store, da Apple, para downloads de aplicativos em dispositivos iOS; e a Amazon Appstore, voltado para dispositivos Android e Fire OS, da própria Amazon.

A “Apple e o Google fabricam os sistemas operacionais que sustentam quase todos os smartphones do mundo e praticamente dividem o mercado nos Estados Unidos”, destaca o The New York Times. O veículo ainda sustenta que as pessoas que já haviam baixado o aplicativo Parler para iPhone ainda podem usá-lo, mas a empresa não será capaz de atualizar o aplicativo, o que significa que, eventualmente, pode se tornar obsoleto quando a Apple atualizar o software do iPhone.

A suspensão do Google é outro problema para o Parler, mas pessoas com dispositivos Android ainda poderão obter o aplicativo. O Google permite outros mercados de aplicativos no Android, e sua decisão se aplica apenas à sua principal Play Store. Caso Trump e seguidores decidam permanecer no Parler, a opção seria usar a rede social por meio de navegadores da web em smartphones ou computadores.

O Parler foi baixado mais de 10 milhões de vezes em iPhones e dispositivos Android, cita o The New York Times, “com mais de 80% dos downloads nos Estados Unidos, de acordo com a Sensor Tower, uma empresa de dados de aplicativos”. O veículo ainda destaca que, na quinta-feira, um dia após o tumulto em Washington, “as pessoas baixaram o Parler 39 mil vezes, mais do que o dobro do dia anterior.”

Complacência com conteúdos violentos joga contra o Parler

A liberdade que o Parler dá a seus usuários foi, justamente, seu “calcanhar de aquiles”. Ao explicar suas decisões de suspensão da rede social, Apple e Google, que cobram do Parler intensificação do policiamento dos conteúdos publicados, compartilharam imagens de postagens na mídia que, segundo as gigantes do Vale do Silício, “ultrapassaram os limites”, informa o The New York Times.

As duas empresas destacaram uma postagem de Lin Wood, advogado pró-Trump, que dizia que o vice-presidente Mike Pence deveria ser executado por não ajudar na luta para derrubar os resultados eleitorais. O comentário de Wood foi compartilhado milhares de vezes na rede social. Outro post citado pelas gigantes da tecnologia disse que “20 assassinatos coordenados” seria o “necessário para retomar nosso país”. A postagem foi compartilhada quase 200 vezes e permaneceu ativa por, pelo menos, dois dias.

Contas conectadas a apoiadores de Trump, teoristas da conspiração do QAnon e demais grupos de extrema direita “explicitamente ou implicitamente clamam por violência” no Parler, com alguns anunciando “guerra” na mídia social no dia da invasão ao Capitólio, aponta o USA Today. “Milhares de mensagens em Parler falavam de uma segunda guerra civil”.

No fórum r/donaldtrump, do Reddit, os apelos à violência estavam entre os cinco principais comentários em mais da metade das postagens que discutiam a contagem dos votos eleitorais do Congresso, informa o USA Today. “12% endossaram explicitamente a violência, de acordo com o Advance Democracy [uma organização de pesquisa que estuda desinformação e extremismo]”, acrescenta.

O presidente-executivo do Parler, John Matze, disse, em entrevista ao The Times, que “não se sentia responsável por nada disso [protestos e invasão ao Capitólio] e nem deveria a plataforma, considerando que somos uma plataforma neutra que apenas cumpre a lei”. Matze disse que a rede social atuaria para coibir excessos, embora acredite que, “na maior parte do tempo” não tenha visto “muitas atividades ilegais”. “Se as pessoas estão infringindo a lei, violando nossos termos de serviço ou fazendo algo ilegal, nós definitivamente nos envolveremos”, declarou.

Especialista questiona banimento de Trump no Twitter

A decisão do Twitter em banir o Trump foi amplamente comemorada por opositores de Trump, criticada por seus aliados, e analisada com sobriedade por especialistas. Professor de Inovação e Jornalismo do Insper, Pedro Burgos diz que a rede social tem todo o direito de banir Trump, mas faz ponderações. “Agora, fazer isso usando argumentos técnicos, citando uma espécie de ‘constituição’ da plataforma, é bobagem. A decisão ‘editorial’ foi tomada porque o Twitter achou que era a hora”, comentou pelo Twitter.

Em 2012, antes de ser presidente, em crítica à reeleição do ex-presidente Barack Obama, Trump disse que “ele perdeu o voto popular de lavada e venceu a eleição” e sugeriu uma “revolução” nos Estados Unidos. O O Globo aponta que aquela foi a primeira mensagem com uma incitação à violência feita por Trump no Twitter, segundo Angelo Carusone, presidente do observatório de mídia Media Matters. Desde então, o norte-americano permaneceu por oito anos na rede social.

Para Burgos, se as regras da política de uso do Twitter fossem “consistentes de fato”, “ou Trump teria sido banido há muito mais tempo e/ou um monte de gente deveria ter sido abolida do Twitter também''. “O Twitter fez um cálculo subjetivo e achou que o dano de Trump é comparativamente maior. Tudo certo, mas não é uma ‘regra’”, observou o especialista.

61 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 61 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    Marcelo

    ± 1 minutos

    Pedro Burgos está certo. Se a preocupação fosse com postagens de ódio o Twitter teria banido muito mais pessoas além de Trump e há muito tempo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      Marçal

      ± 22 horas

      Entendo que trump e as redes de extrema direita criam e divulgam desinformação e estimulam abertamente a violência. Todas ações descoladas das boas práticas de humanidade e política. Mas temos um grave problema: Muito poder nas mãos de poucos nunca deu certo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • A

        ALETCM

        11/01/2021 22:32:41

        Depois, quando uma quantidade enorme de pessoas se convencerem totalmente que somente a força é o único meio para expressar uma idéia, será preciso criar outras narrativas para justificar ainda mais restrições, mas provavelmente será tarde demais. Isso não vai acabar bem.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        2 Respostas
        • A

          ALETCM

          ± 23 horas

          Sem dúvida, e é por isso que não vai acabar bem.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

        • C

          CSG

          ± 23 horas

          O uso da força pode vir do outro lado também...Pense nisso..

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • E

        Eduardo Prestes

        11/01/2021 20:28:55

        A arrogância precede a ruína... Já não uso nem o Google...

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • M

          Monica Drummond Villaça

          11/01/2021 19:44:47

          #censuranão

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • W

            WesFig

            11/01/2021 19:44:36

            Se fazem isso com o Trump, imagine o que farão comigo e com você, quando acharem que falamos algo que eles não gostaram... Ou a liberdade de expressão é total, ou não existe...

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • B

              Bamberg

              ± 5 horas

              Perfeito! Já entramos na |Nova Era. Não a de Aquário, mas a do mimimi.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • T

            Thiago

            11/01/2021 18:46:40

            dois pesos, duas medidas... um hashtag de pornografia infantil foi para o trending topics no brasil semana passada... ninguem foi banido... as regras só valem pra quem é do espectro político contrário de quem administra a plataforma

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • C

              Carla K

              11/01/2021 17:46:11

              Muito curioso ver esses argumentos das Big Techs sobre a suspensão com base em "incitação à violência" lá nos EUA e aqui no Brasil, ver grandes midias com jornalistas incitando o presidente ao suicídio ou torcendo pela morte do presidente. Antes a grande mídia era dona da informação. Hoje as Big Techs são donas da informação. Tivemos liberdade por alguns poucos anos. Parece que o futuro será sombrio. #RIPLiberdade

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • B

                BP

                11/01/2021 17:40:45

                Percebo muitos preocupados com o totalitarismo ideológico na internet. Aliás, o Parler parou, inclusive o site... Não obstante, nada vale reclamar se mantivermos vínculos com tais empresas, fortalecendo-as. O WApp compartilhará dados dos usuários com o Facebook, mas poucos resistirão ao "cercadinho", migrando para outros aplicativos. O Face/WApp terá controle de toda a vida digital dos usuários, com acesso aos dispositivos e contatos, mapeando e cruzando, automaticamente, suas ações nas redes e fora delas, com registro de localização, acessos, pesquisas "privadas"... Poderemos experimentar como é ser um "cidadão" na China, incluindo os que aplaudem e buscam viver ao estilo súdito cubano.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • A

                  Austríaco-PR

                  11/01/2021 17:28:23

                  Posso estar enganado, mas desconfio que o articulista apoia as big techs e sua campanha de censura aos conservadores. Apenas aviso que hoje somos nós e amanhã poderão ser vocês.....

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • T

                    TIAGO

                    11/01/2021 18:58:54

                    Para privar o cidadão de algumas liberdades o Estado precisa seguir um rito, já as big techs precisam apenas seguir a vontade de sabe se lá quem. E pelos banimentos já vistos podemos concluir que a vontade das big techs é beeem parcial.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • H

                      Humberto B

                      11/01/2021 16:13:07

                      Basta verificar a situação miudinha e covarde da Apple na China, onde ela se dobra fácil, deixa de ajudar a população a expressa livremente suas opiniões, baniu tudo que o Governo Chinês pediu, para saber o futuro de se remover das plataformas sociais o Parler ou o Trump do twitter. Como são burros e tomara que a 1a emenda seja levada sério nos USA e que paguem bilhões de de indenização para todos censurados.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • B

                        BP

                        11/01/2021 17:12:33

                        Na China, a Apple se deu muito bem... Por lá não há "Justiça do Trabalho", a mão de obra é barata e os trabalhadores podem até morrer de "jornada diária". A China é o sonho de consumo os "metacapitalistas" (embora alguns "desapareçam", eventualmente).

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • A

                      alex sandro perez santos

                      11/01/2021 16:10:34

                      O principio da liberdade é a responsabilidade, quando nossos compreendermos esta frase nossos problemas com liberdade de expressão estarão resolvidos, agora enquanto acharmos que a liberdade nos da o direito de agir sem responsabilidade em nossas falas vamos continuar alimentando os problemas que temos hoje nas medias sociais e na imprensa, destruindo pessoas e empresas baseados no achismo e em falsas teorias divulgadas aos 4 ventos, sejam ela de esquerda/direita/centro.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      2 Respostas
                      • A

                        Austríaco-PR

                        11/01/2021 17:29:21

                        Perfeito.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • B

                        BP

                        11/01/2021 17:03:35

                        Responsabilidade se apura no Poder Judiciário, mediante devido processo LEGAL que assegure o contraditório e a ampla defesa. O que você defende tem outro nome: censura ideológica e extinção da liberdade de expressão. Já pode se candidatar a uma vaga no "congresso popular" do "partido comunista mundial".

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • L

                      L.@.R.@

                      11/01/2021 16:09:46

                      Essas empresas são o que são com os nossos dados. Só estão ai ditando a regra porque nos "condicionaram" em seus serviços e facilidades. A Nossa liberdade está sendo tirada de nós pelos poderosos das Big Techs e seus interesses econômicos. O poder é maior do que o Poder Estatal do qual temos lei pra restringir. Agora quem poderá conter o autoritarismo tecnológico?

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • P

                        PTSM

                        11/01/2021 15:43:02

                        Este oligopólio, com práticas cartelizadas , pelos operadores das redes sociais mundiais é preocupante e danoso às liberdades . São os Srs. da razão . A queda brusca de suas ações na bolsa refletem as incertezas futuras .

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • R

                          Rogério R

                          11/01/2021 15:33:16

                          Nenhuma novidade; o esquerdismo/socialismo é isso mesmo! Usam a Mentira, Ódio e Violência para se impor e gradativamente empurrar o limite ético e moral na direção de seus interesses. Primeiro eles dizem que todos são bem vindos, ficam fortes e então dizem que estão aplicando "critérios" para banir os líderes de direita (critérios que não são aplicados a quem é de esquerda). Não adianta reclamar, isso não vai parar nunca. É preciso fortalecer e valorizar a direita que defende a Liberdade, a Verdade e a Vida!!! É preciso ter coragem e sair das redes sociais socialistas/esquerdistas, ou ou estaremos financiando a Mentira, o Ódio, o Egoísmo e a Violência!!!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • R

                            Roberto Viana Regulo

                            11/01/2021 16:05:16

                            Todo este imbróglio é nojento e tenebroso! A hipocrisia é tanta que só a "tirania" do bem não percebe. A cada 5 eleições que o partido Republicano venceu, pelo menos 3 foram contestadas por democratas. Ao republicano Trump, não concederam análise de sua contestação à uma eleição com graves indícios de fraude. Até que se prove o contrário, ele não incentivou ninguém a invadir o Capitólio. Pessoas normais, pagadores de impostos, como eu e você, que querem lisura no processo, notaram coisas muito atípicas no processo como ballots recebidos 3 dias após o término das eleições apenas votos para Biden, votos duplicados, votos sem assinaturas, votos de pessoas mortas, ballots desaparecidos etc.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            5 Respostas
                            • R

                              Roberto Viana Regulo

                              11/01/2021 21:55:24

                              Deve ser mais um comunista de Iphone... Aff......

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • R

                              Roberto Viana Regulo

                              11/01/2021 21:53:53

                              Esse comentário foi removido pelo usuário

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • A

                              Antônio Carlos

                              11/01/2021 19:16:50

                              Ballots, give us um tempo, my god!!!!!!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • R

                              Roberto Viana Regulo

                              11/01/2021 16:08:52

                              Obrigado pela ajuda. Uma pequena observação, não foi tradução, eu escrevi como eu ouço... Entretanto, vou adicionar a minha base "artificial" de conhecimento rsrsrs. Nós pelo menos aprendemos!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • A

                              Antônio Carlos

                              11/01/2021 15:41:18

                              Balotes? Ué, este robô do Carlucho não sabe fazer tradução? Balote em português quer dizer projétil pesado. Em inglês - ballots - são cédulas eleitorais. Eita robô fajuto!!!!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • R

                            Roberto Viana Regulo

                            11/01/2021 15:25:32

                            Esta ação combinada entre as Big Techs de cercear e banir Trump é muito preocupante. Até o comunista PCO classificou como “ação ditatorial dos monopólios”. A frase de Evelyn Beatrice Hall, biografa de Voltaire: “Eu discordo do que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo”. Ditadores como Aiatolá Ali Khamenei que prometeu em suas redes varrer Israel do mapa, o Partido Comunista Chines suspeito no sumiço de empresários, Nicolás Maduro e outros mantém suas contas ativas. Se esta censura está acontecendo com Trump, presidente dos EUA, milionário e com muitos recursos, imagina o que pode acontecer comigo e você. Não aplauda isso. O que está em jogo é a nossa liberdade.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • S

                              sandra regina

                              11/01/2021 15:23:55

                              O mundo sofrerá com tudo isso! Nossa Liberdade está nas mãos das Big Techs..

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • D

                                DJ Edertech

                                11/01/2021 15:16:28

                                Parabéns por falar sobre o assunto. Achei que a Gazeta estaria fazendo várias matérias sobre isso hoje, mas me surpreendi negativamente

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • R

                                  Roberto Viana Regulo

                                  11/01/2021 15:08:16

                                  Esse comentário foi removido pelo usuário

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • M

                                    Maria das Graças Sousa Guimarães

                                    11/01/2021 15:05:22

                                    Os megacapitalistas globalistas estão mostrando o que realmente são: totalitários, ao censurar opiniões divergentes e manipular eleições ao redor do mundo! E os esquerdistas (agora chamados “progressistas”) estão sendo usados por eles como base operacional para continuarem sua sanha por poder e dinheiro!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • L

                                      Luiz

                                      11/01/2021 15:03:59

                                      O fato insofismável é o seguinte, prezado, tudo isso ocorre porque é o Trump, e porque é um governo de direita. Se fossem os liberais do partido democrata, os esquerdistas de lá, nada disso estaria ocorrendo. Censura? Nem falar. Quando Black Blocs, os Antivas, o MLM, vão as ruas e depredam, queimam, agridem, matam, é tudo democracia, né? Afinal eles são a turma do ódio do bem, são os virtuosos defendendo o estado de direito. Bando de hipócritas.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • C

                                        Celso Arruda Salomé

                                        11/01/2021 14:56:22

                                        Terrorismo esquerdista

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • B

                                          Bamberg

                                          11/01/2021 14:55:14

                                          É... se o que acontece com o ícone mundial das liberdades, não quero nem imaginar o que está por vir... Que Deus nos proteja!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • M

                                            MARCELO

                                            11/01/2021 14:54:31

                                            Pau que bate em Chico deveria bater em Francisco. Se assim fosse, Maduros, Lulas, Gleisis, Zes Dirceus, Noblats e outros democratas já teriam que ter sido banidos há tempos. Nao cabe às redes fazer o julgamento da liberdade de expressão, pois nunca se sabera o parâmetro de referência.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • Z

                                              Zyss

                                              11/01/2021 14:42:03

                                              Foi o que eu disse, o Trump deixou o jogo correr, eles já derrubaram o presidente antes mesmo do outro assumir. Bizarro.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • C

                                                CSG

                                                11/01/2021 14:41:42

                                                Rei morto , Rei posto.Trump colhe o que plantou.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • A

                                                  A.R.ALVES

                                                  11/01/2021 20:13:23

                                                  Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • Z

                                                    Zequinha

                                                    11/01/2021 14:30:29

                                                    George Orwel foi mesmo um visionário com sua grande obra 1984...

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • P

                                                      P.Stank

                                                      11/01/2021 14:32:23

                                                      Sarna sendo distribuída de forma gratuita para quem está disposto a se coçar. Isso da margem para o surgimento de novas empresas de tecnologia, abriu um leque gigante no mercado hightech.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      1 Respostas
                                                      • R

                                                        Roberto Viana Regulo

                                                        11/01/2021 15:28:38

                                                        Boa, também penso assim!

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                    • J

                                                      JOAO CARLOS JOLY ASSUMPCAO

                                                      11/01/2021 14:27:55

                                                      Agora os proprietários das redes sociais ditam o que você pode ou não falar, nada de pluralidade de ideias, somente as ideias que eles determinarem que podem ser difundidas. Hoje virou um aniquilamento de quem pensa diferente de mim. Isto tem que parar, todos somos vítimas desta ditadura das mídias sociais.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • M

                                                        Marcio Luis Severo de Souza

                                                        11/01/2021 14:27:00

                                                        Estão esticando demais. A corda vai se romper.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • J

                                                          Joaquim

                                                          11/01/2021 14:24:25

                                                          Essa atitude dos anarquistas vai simplesmente organizar os movimentos moralistas de direita para criar novas redes sociais. Por que essas atuais já estão contaminadas com quem não gosta da verdade.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • S

                                                            Stefan

                                                            11/01/2021 14:16:47

                                                            A esquerda corrupta vai dominar o mundo

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            1 Respostas
                                                            • R

                                                              Roberto Viana Regulo

                                                              11/01/2021 15:30:13

                                                              Espero que não meu amigo, mas a coisa está feia!

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                          • G

                                                            Gustavo

                                                            11/01/2021 14:15:04

                                                            Se incitação à violência fosse critério de banimento no Twitter, então não teríamos nem 1000 esquerdopatas nessa rede social!

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            1 Respostas
                                                            • B

                                                              Bamberg

                                                              11/01/2021 14:56:16

                                                              Ótima!

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                          • M

                                                            Maciel Pedro

                                                            11/01/2021 14:12:36

                                                            Gostaria de deixar uma sugestão de matéria: comparar o comportamento das redes sociais, dos políticos, da imprensa, dos meios de formação de opinião em geral, nos casos da invasão do capitólio e das depredações promovidas pelo BLM. Ambos os atos são lamentáveis e mais lamentáveis ainda são os fatos que os geraram, mas por que um caso que gerou muitíssimo mais sofrimento e caos é apreciado como expressão autentica do povo, enquanto o outro merece ser reprovado e oprimido com toda força e a qualquer jeito?

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            1 Respostas
                                                            • J

                                                              Joaquim

                                                              11/01/2021 14:26:42

                                                              Como infelizmente nem tudo é perfeito como deveria ser. É necessário criar novas redes sociais para mostrar a verdade de tudo. Afinal a tecnologia pra tal fim já existe.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                          • T

                                                            Teodoro Jacob Winkler

                                                            11/01/2021 14:09:27

                                                            Cuidado, amanhã poder ser você.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • E

                                                              Eduardo Prestes

                                                              11/01/2021 14:06:49

                                                              Fraudar eleições é crime grave e a reação violenta é uma das consequências possíveis. Os conservadores estão sendo perseguidos e líderes mais radicais do que o Trump vão ganhar destaque. A polarização vai aumentar, e os confrontos também.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • Y

                                                                Yuri

                                                                11/01/2021 14:06:27

                                                                A ofensiva das Big Techs só revela que a máscara delas caiu de uma vez. Ao contrário do que esperavam, fortaleceram ainda mais Trump.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • E

                                                                  Eden Lopes Feldman

                                                                  11/01/2021 14:05:46

                                                                  Infelizmente o critério do chamado "vale do silício" é seletivo, apenas contra o conservadorismo. Existe o que chamam "manifestação de ódio" de todos os lados, inclusive de forma direta como os "antifas" fizeram recentemente nas ruas. E até mesmo ditadores como o do Iran e da Venezuela , além de outros, continuam com suas redes sociais intactas. O que incomoda o progressismo é a força do conservadorismo. Mas o fato é que se existe gente competente do lado dos socialistas, também dos conservadores certamente surgirão novas redes sociais. A guerra civil não vai existir, mas a tecnológica sim. E os efeitos comerciais podem ser mais sentidos pelo "vale do silício" do que pelo outro lado.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • N

                                                                    Nico Gavelick

                                                                    11/01/2021 14:01:41

                                                                    Aos que estão comemorando o banimento de Trump, acordem. Um dia a censura pegará você também. O feitiço sempre acaba virando contra o feiticeiro.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • A

                                                                      Arthur Ant

                                                                      11/01/2021 13:33:32

                                                                      O fato é que Trump sempre foi exagerado, nas suas colocações. O que ele recebeu, em resposta, foi um exagero desproporcional. Polemicas gratuitas, como a do TIK TOK, encontram paralelo no nosso quintal, se lembrarmos da placa do Mercosul, tomada de 3 pinos, cadeirinha para crianças e outras picuinhas que só servem para incentivar reações desproporcionais. Que isso nos sirva de lição e tratemos de afastar o Bolsonaro logo das paginas dos jornais ou perderemos, talvez para sempre, a chance de empoderar o conservadorismo no Brasil.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      3 Respostas
                                                                      • J

                                                                        JOAO PYPCAK FILHO

                                                                        ± 24 horas

                                                                        MENTIROSO bem ao estilo dos Nazistas apoiadores do Bolsonaro e Trump.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                      • B

                                                                        Benedito Nunes da Silva

                                                                        11/01/2021 16:09:30

                                                                        mostre onde estão estes bilhões, pois até a república de curitiba, que condena por convicção não achou um centavo em contas de Lula ou seus parentes, direita escravocrata como sempre e idiotizados só tem um argumento, criticar Lula e Pt, pobre de direita só no Brasil mesmo,kkkkkkkkkk.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                      • J

                                                                        Joaquim

                                                                        11/01/2021 14:30:24

                                                                        Aqui na Gazeta do Povo está infestado de anarquistas que adoram o corrupto mor mundial, Luís Inácio Lula da Silva. Afinal, quem disse isso foi o Barak Obama. Disse que o Lula roubou bilhões de dólares do Brasil.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                    Fim dos comentários.