• Carregando...
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou ordem que restringe imigração aos EUA por 60 dias
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou ordem que restringe imigração aos EUA por 60 dias| Foto: Drew Angerer/ Getty Images/ AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (22), uma ordem executiva que suspende a emissão de vistos de residência permanente para certas categorias de imigrantes por 60 dias, em meio à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. O republicano disse que a medida, que pode ser estendida de acordo com as condições da economia, é necessária para proteger os empregos dos americanos no momento de crise, que gerou alto nível de desemprego no país.

Trump havia anunciado no começo da semana a sua decisão de suspender a imigração aos EUA por 60 dias, mas a ordem assinada por ele inclui algumas exceções e é mais limitada do que o anunciado anteriormente, segundo o Washington Post.

A ordem não se aplica a imigrantes que já vivem e trabalham nos Estados Unidos e que buscam se tornar residentes permanentes legais. Também não serão afetados profissionais de saúde e outros trabalhadores essenciais para o combate à pandemia, esposas e filhos de cidadãos americanos menores de 21 anos, e outros que entram no país com vistos temporários de "não imigrantes".

"Ao fazer uma pausa na imigração, ajudaremos a colocar os americanos desempregados como os primeiros da fila de empregos quando o país reabrir", disse Trump, segundo comunicado da Casa Branca. "Seria errado e injusto que os americanos demitidos por causa do vírus sejam substituídos por nova mão de obra imigrante vinda do estrangeiro", acrescentou o presidente americano.

O comunicado da Casa Branca ressalta ainda que a migração em massa de trabalhadores pouco qualificados "prejudicam de forma desproporcional americanos em desvantagem histórica", como afro-americanos, americanos sem diploma de graduação e outras minorias.

Mais de 840 mil pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus e mais de 46,6 mil já morreram pela doença nos Estados Unidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]