
Ouça este conteúdo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou que as bandeiras do país fossem hasteadas a meio mastro como um sinal de respeito à memória do papa Francisco, que teve a morte confirmada nesta segunda-feira (21).
Segundo o comunicado, "todos os edifícios e terrenos públicos, em todos os postos militares e estações navais, e em todas as embarcações navais do Governo Federal no Distrito de Columbia e em todos os Estados Unidos e seus Territórios e possessões até o pôr do sol, no dia do sepultamento" devem cumprir a ordem.
A decisão do presidente também inclui embaixadas, escritórios consulares e outras instalações dos Estados Unidos no exterior, como instalações militares, embarcações e estações navais”.
A ordem já foi cumprida na Casa Branca, durante a cerimônia de entrega dos ovos de Páscoa, nesta manhã. A bandeira americana localizada no topo da Casa Branca foi hasteada a meio mastro em respeito ao pontífice argentino.
Trump expressou suas condolências em uma mensagem sucinta nesta segunda-feira, na plataforma Truth Social. "Descanse em paz, papa Francisco! Que Deus o abençoe e a todos que o amavam!".
Mais cedo, neste dia, a Casa Branca também prestou homenagem ao papa Francisco, com a divulgação de fotos do presidente Trump e sua esposa, Melania, ao lado do pontífice, que também foi fotografado com o vice-presidente americano, J.D. Vance.
O vice-presidente dos Estados Unidos foi uma das últimas autoridades a se encontrar com o papa, neste finam de semana.
Francisco morreu às 7h35 desta segunda-feira (hora local, 2h35 de Brasília) em sua residência na Casa Santa Marta, segundo anunciou o camerlengo da Igreja Católica, cardeal Kevin Joseph Farrell, em uma mensagem de vídeo.




