Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
"Lei e Ordem"

Trump ordena reabertura da prisão de Alcatraz para isolar criminosos mais perigosos dos EUA

trump prisão alcatraz
Prisão de Alcatraz em imagem de 2009. Local parou de ser utilizado na década de 60. (Foto: EPA/MATT CAMPBELL)

Ouça este conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou neste domingo (4), por meio de um post feito em sua rede social, a Truth Social, a reabertura e ampliação da prisão de Alcatraz, que fica localizada na baía de São Francisco, na Califórnia, com o objetivo de isolar os criminosos “mais perigosos e violentos” do país. No post, Trump disse que instruiu os departamentos de Justiça e de Segurança Interna, o FBI e o Escritório de Prisões para que executem sua determinação.

No anúncio, Trump explicou que a “nova” prisão de Alcatraz será “substancialmente reconstruída e ampliada para receber criminosos reincidentes responsáveis por crimes graves e por espalhar “miséria e sofrimento” nas comunidades americanas.

“Quando éramos uma nação mais séria, no passado, não hesitávamos em trancar os criminosos mais perigosos e mantê-los longe de qualquer pessoa que pudessem ferir. É assim que deveria ser”, afirmou.

Além de criminosos violentos, o presidente declarou que também pretende transferir para a prisão histórica imigrantes ilegais que cometeram delitos nos Estados Unidos. Em tom firme, Trump criticou juízes que, segundo ele, têm “medo de fazer seu trabalho” e dificultam a remoção desses indivíduos do país.

“Não seremos mais reféns de criminosos, matadores e juízes que têm medo de fazer o que é certo”, escreveu.

A decisão marca mais um capítulo das políticas de tolerância zero contra criminosos defendidas por Trump, que tem reforçado seu compromisso com a “lei e ordem” como “pilar central” de seu governo.

“A reabertura de Alcatraz servirá como um símbolo de Lei, Ordem e JUSTIÇA. Nós vamos fazer a América grande novamente!”, concluiu.

Conhecida como “A Rocha”, a penitenciária de Alcatraz funcionou como prisão federal de segurança máxima entre 1934 e 1963. Localizada em uma ilha isolada e rodeada por águas frias e turbulentas, o local abrigou nomes como Al Capone e o gangster George “Machine Gun” Kelly, sendo considerada uma das prisões mais seguras da história americana. Desde seu fechamento, o local se tornou um destino turístico e parte do patrimônio histórico dos Estados Unidos.

Ainda não foram divulgados detalhes sobre o orçamento ou o cronograma para a reconstrução da prisão.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.