
Ouça este conteúdo
O governo de Donald Trump iniciou investigações de segurança nacional sobre a importação de chips e produtos farmacêuticos, o que, de acordo com a imprensa americana, ajudará a determinar novas tarifas sobre esses produtos.
O Departamento de Comércio dos EUA publicou nesta segunda-feira (14) vários avisos oficiais sobre o início dessas investigações, que abrangerão o maquinário utilizado na fabricação de semicondutores, produtos que contêm chips e elementos farmacêuticos.
As novas tarifas sobre semicondutores e produtos farmacêuticos seriam impostas sob a Seção 232 da Lei de Expansão Comercial de 1962, que permite ao presidente impor taxas para proteger a segurança nacional dos EUA.
Trump já deu a entender que imporia novas tarifas sobre semicondutores e produtos farmacêuticos esta semana, com o objetivo de aumentar a produção nacional.
Atualmente, os EUA dependem fortemente de chips importados de países como Taiwan e China, algo que o governo republicano considera um risco à segurança do país.
Além disso, muitos dos medicamentos consumidos no país também vêm de países como Irlanda, Índia e China, como o próprio Trump destacou nesta segunda-feira, e o presidente quer que voltem a ser produzidos no país.
Conteúdo editado por: Isabella de Paula



