Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Feita com IA

Trump publica montagem de mapa com Canadá, Venezuela e Groenlândia sob bandeira dos EUA

Nova imagem gerado por IA publicada por Donald Trump relembra atritos passados com países (Foto: EFE/EPA/AARON SCHWARTZ)

Ouça este conteúdo

O presidente Donald Trump publicou nesta terça-feira (20) em sua rede social uma fotografia de uma reunião com líderes europeus à qual foi incorporada uma imagem gerada por Inteligência Artificial (IA) de um mapa das Américas no qual Venezuela, Groenlândia e Canadá aparecem como territórios dos EUA.

A fotografia real foi tirada no último mês de agosto no Salão Oval da Casa Branca, onde Trump se reuniu com os principais líderes da União Europeia (UE), além do secretário-geral da Otan, Mark Rutte, e do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer.

Junto a eles, em torno da mesa do Salão Oval, estão a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, o chanceler alemão, Friedrich Merz, o líder finlandês, Alexander Stubb, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

No centro da imagem, entre Trump e os dirigentes europeus, foi gerada uma fotografia com o mapa da América, no qual a bandeira americana se estende sobre os territórios de Canadá, Groenlândia e Venezuela.

A publicação da imagem parece ser mais uma demonstração dos objetivos que Donald Trump fixou em matéria de política externa desde o início deste mandato.

Trump considerou em várias ocasiões o Canadá como mais um estado dos EUA e capturou o ditador venezuelano, Nicolás Maduro, acusando-o de ser um narcoterrorista. O republicano pretende julgá-lo em Nova York após a imposição de um governo interino na Venezuela liderado por Delcy Rodríguez.

Montagem de IA publicada pelo presidente Donald Trump em reunião com líderes europeus. Crédito: Reprodução/Truth Social

Além disso, nas últimas semanas, o presidente americano lançou várias ameaças sobre a Groenlândia, ilha ártica sob soberania dinamarquesa que deseja anexar - inclusive com o uso da força, se necessário -, o que abriu uma grave crise dentro da Otan, organização à qual ambos os países pertencem.

Algumas horas antes de difundir esta nova montagem, Trump já havia deixado registradas suas ambições com uma imagem em seu perfil na Truth Social na qual aparece hasteando a bandeira americana na ilha, ladeado pelo secretário de Estado, Marco Rubio, e pelo vice-presidente, J.D. Vance.

Montagem de IA publicada pelo presidente Donald Trump na qual finca uma bandeira dos EUA na Groenlândia. Crédito: Reprodução/Truth Social

A imagem é divulgada apenas algumas horas antes de Trump participar do Fórum de Davos, na Suíça, onde poderá manter contatos com alguns dos líderes presentes no evento.

O presidente americano já confirmou um encontro com Mark Rutte para tratar da questão da Groenlândia.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.