Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Leste europeu

Trump questionou Zelensky se Ucrânia conseguiria atacar Moscou ou São Petersburgo, diz FT

Zelensky e Trump no Salão Oval da Casa Branca, em fevereiro: presidente dos EUA dialogo com os dois lados do conflito (Foto: EFE/EPA/JIM LO SCALZO )

Ouça este conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, perguntou ao seu homólogo da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se poderia "atingir" as cidades russas de Moscou ou São Petersburgo, em uma conversa por telefone ocorrida em 4 de julho, segundo publicou nesta terça-feira (15) o jornal britânico Financial Times.

De acordo com fontes a par da conversa, que aconteceu um dia após o diálogo entre Trump e o ditador russo, Vladimir Putin, o líder americano encorajou Zelensky a intensificar os ataques dentro da Rússia, acrescentou o FT.

O presidente ucraniano, por sua vez, respondeu que poderiam alcançar Moscou ou São Petersburgo se os Estados Unidos lhes fornecessem armas de longo alcance.

Essa estratégia de Trump, segundo o jornal britânico, visa "fazer os russos sentirem dor" e forçar o Kremlin a sentar-se à mesa de negociações para encontrar uma solução para o conflito que eclodiu em fevereiro de 2022.

Nesta terça-feira, o presidente americano disse em entrevista à emissora britânica BBC que está decepcionado com Putin, mas ressaltou que ainda não "desistiu" dele, ao falar sobre os esforços para alcançar um acordo sobre a Ucrânia.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.