
Ouça este conteúdo
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (13) que, se houver uma paralisação do governo federal por falta de recursos a partir de sábado, “a culpa será apenas dos democratas”.
Trump fez esse comentário durante um encontro no Salão Oval com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, referindo-se à possibilidade de uma paralisação do governo se o Senado não conseguir aprovar a extensão temporária do orçamento federal antes da meia-noite de sexta-feira para sábado.
O presidente americano disse que uma paralisação do governo “em última análise, pode levar a impostos muito altos”, porque isso impediria a aprovação do projeto de reforma tributária promovido pelos republicanos.
“Se não nos mantivermos abertos, os democratas vão acabar com todas as coisas boas que estamos proporcionando”, insistiu o presidente dos EUA.
“Há algo de errado com eles. Eles são perturbados. Se precisarem de mim, estarei lá”, disse Trump sobre os democratas no Congresso.
A Câmara dos Representantes dos EUA, onde os republicanos detêm a maioria, aprovou na terça-feira, por 217 votos a 213, a proposta orçamentária do partido de Trump para manter o governo em funcionamento.
Embora o Partido Republicano tenha a maioria no Senado, onde a medida ainda está pendente e deve ser aprovada antes de sábado, é necessário o apoio de uma dezena de senadores democratas para evitar um calote federal.
Enquanto isso, na quarta-feira, os congressistas democratas pediram união para impedir a extensão do orçamento, que eles criticaram como uma carta branca para os cortes propostos por Trump e pelo empresário Elon Musk, que dirige o Departamento de Eficiência Governamental (Doge, na sigla em inglês).
Conteúdo editado por: Fábio Galão






