Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
EUA

Trump substitui retrato de Biden por “caneta automática” em galeria presidencial da Casa Branca

biden caneta automática foto
Foto divulgada pela Casa Branca mostra assinatura feita com "caneta automática" no lugar do retrato do ex-presidente Joe Biden, em Washington. (Foto: Casa Branca/EFE)

Ouça este conteúdo

A Casa Branca divulgou nesta quarta-feira (24) a instalação da nova Galeria Presidencial, inaugurada pelo presidente Donald Trump no corredor que liga a ala oeste da residência ao Salão Oval.

A galeria exibe retratos em preto e branco de todos os ex-presidentes americanos em molduras douradas. No entanto, o espaço destinado ao ex-presidente Joe Biden, do Partido Democrata, foi ocupado por uma imagem de uma assinatura feita com a chamada "caneta automática" - “autopen” -, equipamento que reproduz automaticamente assinaturas.

O detalhe irônico confirma uma promessa feita por Trump semanas atrás, quando afirmou em entrevista que não trataria todos os antecessores de forma igual na galeria e que, no caso de Biden, “colocaríamos uma foto da caneta automática”.

Vídeos publicados pela assessoria de comunicação da Casa Branca nas redes sociais mostram o presidente Trump observando seu próprio retrato ao final do corredor, seguido da sequência de ex-presidentes, até chegar à moldura de Biden, ocupada apenas pela imagem da assinatura automática.

Segundo informou a CNN, Trump determinou em junho a abertura de uma investigação sobre o uso da autopen por Biden durante seu mandato. No memorando, o presidente alegou que o democrata apresentava “declínio cognitivo” e ordenou que seu conselho jurídico, em conjunto com a procuradora-geral Pam Bondi e outras autoridades, analisasse se houve uma tentativa coordenada de ocultar informações sobre a saúde do ex-presidente. O documento também pede a revisão de todos os atos oficiais assinados por meio do dispositivo, como ordens executivas, indultos e memorandos.

À época, Biden rejeitou as acusações. “Sejamos claros: tomei as decisões durante minha Presidência. Tomei as decisões sobre os indultos, as ordens executivas, a legislação e as proclamações. Qualquer insinuação de que não o fiz é ridícula e falsa”, afirmou em comunicado.

Recentemente, Trump, em conversas com jornalistas, ironizou novamente o ex-presidente democrata: “Eu nunca uso [a autopen]. Podemos usar, por exemplo, para enviar uma carta a algum jovem, porque é simpático. Mas assinar indultos e todas as coisas que [Biden] assinou com uma caneta automática é uma desgraça”.

O novo corredor de retratos se soma às recentes mudanças promovidas por Trump na residência oficial. Entre elas, a remodelação do Rose Garden, que foi transformado em um espaço de mármore e pedras para receber eventos no estilo de Mar-a-Lago, residência de Trump na Flórida.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.